Tempestade solar acontecendo agora.!

24-01-2012 16:12


   No domingo ( 22/01 ) aconteceu uma erupção do material da superfície do Sol. Esse material tem enormes quantidades de material radioativo e por ser plasma, gás ionizado, ele possui muitas partículas eletricamente carregadas. Bem diferente dos ventos solares que sempre ocorrem, essas erupções são menos freqüentes, mas bem mais fortes.
   Algumas erupções são tão violentas que levam uma quantidade enorme de matéria da coroa solar para o espaço. Essas erupções são chamadas de ejeção de massa coronal ( EMC ).! Elas viajam a enormes velocidades pelo sistema solar. Mas alguns planetas possuem um escudo para se protegerem dessa onda energética.
   Eles usam o poder da magnetosfera, região que estende bem além dos limites da atmosfera do planeta, mas que o mesmo ainda controla os processos eletrodinâmicos, mantendo uma quantidade de elétrons e outros elementos em plasma e bem unidos. Isso funciona como um escudo para proteger o planeta de grandes ondas de choque. Mas para manter uma magnetosfera é preciso de um núcleo denso e que contenha ferro derretido em constante movimento.
   A Terra e Vênus são os únicos planetas do sistema solar interno que possuem magnetosfera. Mercúrio está muito perto do Sol, que já arrancou sua magnetosfera há bilhões de anos, e mesmo assim, seu tamanho diminuto impede ele de ter gravidade suficiente para manter. Já Marte não possui mais um núcleo de Ferro derretido. Ele tinha, mas depois de uma grande queda de temperatura ele se solidificou e a magnetosfera se desfez.
   Mas mesmo assim existem tempestades solares tão fortes e tão energéticas que conseguem quebrar os anéis da magnetosfera e cair na Terra. Quando isso acontece, essa onda de choque consegue criar apagões, queimar fios de alta tensão, interromper o sinal de satélites ou até queimá-los.! E isso é muito prejudicial para os dias de hoje.!
   Imaginem, se uma tempestade solar forte o suficiente cair na Terra e acabar com toda energia do mundo. Não teríamos como regar nossos campos de agricultura, toda a produção industrial iria parar, não teríamos como informar a população, não teria como tratar água e nem distribuir as casas, transporte, construções, etc... E por isso a NASA e a ESO ficam o dia inteiro monitorando o Sol com duas sondas, para que quando uma EMC forte o suficiente for atingir a Terra nós possamos desligar a rede elétrica, os satélites e nos preparar.
   Essa EMC que começou domingo não é tão forte, mesmo que seja grande na foto, ela não oferece grande risco para a Terra. Ela irá durar até quarta feira, sendo que hoje ( 24/01) é o dia que ela poderá causar algum dano nas telecomunicações e nos satélites além de causar as belíssimas auroras boreais e austrais.!
   Para quem se interessar em ver o vídeo da EMC eu vou lhe passar os passos:
   -Primeiro: entrem no site https://sohodata.nascom.nasa.gov/cgi-bin/soho_movie_theater 
   -Segundo: selecione a camera LASCO C3
   -Terceiro: coloquem as dadas dessa maneira ~~> 2012-01-202012-01-21
   -Quarto: coloquem a quantidade de fotos, eu aconselho acima de 100 imagens
   -Quinto: cliquem em Search 
   Depois é só esperar uns segundos e verem a EMC ao vivo.!

Fontes: g1.globo.com
           pt.wikipedia.org

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário