Chuvas de Meteoros

20-01-2012 23:16



   As chuvas de meteoros são algo que encanta muitas pessoas, apesar de ser um evento astronômico bem desconhecido. Quem nunca viu uma “estrela cadente” em uma noite estrelada.?! Esse ano estarei divulgando todas as chuvas de meteoros esperadas e por isso vou informar nesse post como vê-las mais facilmente e como acompanhá-las, além de sabem o que elas realmente são.!
   O meteoro em si são pedacinhos minúsculos de poeira que caem na atmosfera da Terra. Esses pedacinhos possuem várias origens e variam de tamanhos entre um grão de areia a uma pedrinha de brita.! Alguns são restos de colisões de asteróides e são arremessados para o sistema solar interior onde acabam caindo na Terra.
   Esses pedacinhos viajam em direção ao Sol, mas quando a Terra está no seu caminho eles acabam por cair aqui. Assim, esses meteoros são impossíveis de se prever, podendo acontecer a qualquer momento sem aviso nenhum, pois são insignificantes pedacinhos escuros. Além destes existem meteoros que provêm do resto da cauda de cometas.
   Estes, por outro lado, são mais previsíveis. Eles ficam quase que na mesma orbita que o cometa passa quando a Terra cruza a orbita do cometa os pedacinhos são atraídos para o chão terrestre.! Assim, não vemos um meteoro ou dois, vemos vários caindo na mesma noite.! E isso é chamado de Chuva de Meteoros. A chuva nada mais é que o resto da cauda de cometas que acabaram por cair na atmosfera terrestre.
   O corpo, é chamado de meteoróide, mas o rastro luminoso é chamado de meteoro. Outra característica bem interessante da chuva de meteoros é que a maioria dos meteoros vem do mesmo lugar, de um mesmo ponto no céu, chamado de radiante. Esse radiante normalmente dá o nome da chuva. Exemplo: As chuvas de meteoros Leonídea que tem como radiante a constelação de Leão ( Leo ).
   Outra coisa que vale ressaltar é que mesmo que o cometa tenha passado a anos, a chuva de meteoros ainda é prevista, e do mesmo jeito, é errôneo achar que só porque tem a chuva é que poderá ser visto o cometa.! Exemplo disso é a chuva Eta Aquarídeas que são os restos do cometa Halley que passou a mais de 26 anos mas que ainda é uma das grandes chuvas desse ano.!
   O melhor jeito de ver uma chuva de meteoros é deitando em um lugar escuro e afastado da cidade. Elas costumam aparecer na madrugada então certifique-se a fase e a hora que a Lua irá nascer, ela pode ser uma grande obstáculos para a visão deles. Outra coisa é se acostumar com a escuridão. Evite aparelhos que emitam luz para que seus olhos consigam ver o máximo possível. A tempo para um olho humano se adaptar à escuridão é de 20 a 30 minutos, bem inferior ao tempo que o mesmo gasta para adaptar à claridade que é de, no máximo, 5 minutos.!
 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário