Os segredos da galáxia M32

25-11-2011 18:29


  M32 ou NGC 221 é uma das galáxias satélites da nossa enorme vizinha Andrômeda. Podemos classificá-la como uma galáxia elíptica e também como uma galáxia anã. Elíptica, por conter, uma forma esférica ou elipsoidal, e por não parecer um espiral como, por exemplo, a Galáxia do Cata-Vento. E anã por ser pequena comparada à grande maioria. Na sua parte mais longa possui 8 mil anos-luz. Muito pouco comparado aos 220 milhões de anos-luz da Andrômeda.
  Apesar de pequena, M32 é uma galáxia bem densa. A grande maioria das suas estrelas são gigantes vermelhas e amarelas. Estrelas de pouca massa e de temperaturas relativamente baixas. A falta de gás na galáxia impede a formação de estrelas novas e massivas. Isso acontece em quase todas as galáxias satélites. As gigantes galáxias que elas orbitam roubam o gás dessas galáxias impedindo-as de formarem regiões de maternidades.
   Mas há indícios de uma explosão na população de estrelas em um passado recente. A causa ainda é incerta, mas o que se sabe é de, uma grande densidade no centro da galáxia, fora do que se espera. Existem teorias que dizem que M32 se chocou com uma galáxia anã bem menor e esse choque provocou um rápido e leve starburst no centro da galáxia. Seu núcleo tem algo perto de 5.000 estrelas por parsecs cúbicos ( Ver Introdução ).!
    Todos eles orbitando o buraco negro supermassivo que há no centro a velocidades relativamente altas. Isso tudo é uma grande surpresa vindo de uma galáxia anã.! Os cálculos indicam que o buraco negro da M32 pode ter até 5 milhões de massas solares e que possam existir mais 100 milhões de massas solares orbitando-o.
   M32 pode ser observada facilmente com qualquer telescópio. É só apontar para Andrômeda e desviar o foco um pouco para o lado para vê-la. Com uma magnitude de 8.1 até binóculos bons em noites perfeitas verão o júbilo da M32.

Fontes: en.wikipedia.org
           messier.seds.org
           universetoday.com

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário