A surpreendente descoberta na galáxia SMM J2135-0102.!

08-06-2011 21:11

 

 Astrônomos revelam a SMM J2135-0102, uma galáxia com algo muito interessante.! Ela está tão distante de nós ( quase 10 bilhões de anos-luz ) e tão escondida atrás de outras galáxias que demorou anos para se reverter todo o efeito da lente gravitacional das outras galáxias, e montar uma imagem como essa no início do post. Mas o especial dela é algo bem mais além. Por ela ser bem distante, ela é antiga, com isso, astrônomos a usaram para verificar a velocidade e formação estelar da época, que segundo teorias, era muito maior e mais rápida do que a de hoje.
  Isso porque, na época o universo era menor, e com isso o gás estava mais comprimido, além de ser bem mais denso e abundante em braços espirais. Mas a SMM J2135-0102 além de provar que a formação estelar era 10 vezes mais rápida do que de galáxias mais próximas, ela ainda provou que pode haver nebulosas com enormes níveis de criação estelar gigantesca, às vezes até maiores que a própria galáxia.! Essa nebulosa difusa seria uma mega maternidade que produziria 250 estrelas por ano.! Isso é absurdamente muito... Estaríamos falando de centenas de milhões de estrelas sendo criadas e “cultivadas” em nebulosas exageradamente gigantes e em braços anexos a galáxia mãe. Isso não é fantástico.?! Imaginem a quantidade de poeira e de estrelas essa nebulosa possui... Imagina 250 soís nascendo a cada ano.!
  O porque dessa explosão de formação estelar ainda não foi explicada por completo. Há teorias que dizem que a galáxia está em um momento chamado Starburst. O Starburst é um evento que acontece com galáxias quando há uma interferência de outras galáxias. Normalmente quando há uma aproximação, ou um choque efetivo entre duas galáxias. Com isso as ondas gravitacionais interferem no gás, o deixando mais ionizado, ou o empurando para outras regiões, deixando o gás na galáxia mais e mais denso. Com isso a taxa de formação estelar é alterada, e nesse caso, muito alterada.! 
  Para as observações foram usados o telescópio APEX (Atacama Pathfinder Experiment ) da ESO que fica no Chile a 5.100 metros acima do nível do mar no Andes Chilenos. Essa criança possui apenas 12 metros de comprimento e é um dos brinquedinhos favoritos da ESO que está, constantemente, em uso para a Astronomia.
 

Comentários

Surpreendente Galáxia

Data: 09-06-2011 | De: Leandro Cananéa Freitas

Não consigo nem imagir essa quantidade de sois sendo criados por ano. Quando se fala em sol, penso no nosso, e o que vem em minha mente, é aquela imagem imponente, duradoura e absoluta, e imaginar isso multiplicado por 250, á algo que não consigo imaginar.

Novo comentário