A majestosa Nebulosa da Águia

12-11-2011 17:00


  Popularmente chamada de Nebulosa da Águia, M16 é uma nebulosa de emissão que nos faz babar.! Sendo uma nebulosa magnífica, ela se mostra facilmente para qualquer telescópio pequeno apontado para a constelação de Serpens. Sua aparência é de uma enorme águia com as asas abertas, e daí deriva seu nome. Mas, no seu centro, possui uma das maiores maternidades da Via Láctea: Os Pilares da Criação.



   Visto a primeira vez pelo telescópio espacial Hubble, os Pilares da Criação são um conjunto de três nuvens densas que se agrupam em filamentos parecidos com pilares. Essas nuvens são responsáveis por criarem a grande maioria das estrelas da região. Todas massivas, quentes e jovens. Algumas chegando ao espectro O na escala.!
   Esses pilares são tão densos que não conseguimos ver as proto-estrelas nascendo de dentro dele. São tão densos que impedem a manifestação de raios-x em pontos isolados. O que vemos são somente a Evaporação de Glóbulos Gasosos em vários pontos dos pilares. A Evaporação de Glóbulos Gasosos, chamada de EGG, são pequenos filamentos que surgem dos pilares, como se fossem dedos. A foto abaixo irá ajudá-los:



    Lá uma proto-estrela está nascendo e o gás está caindo sobre ela a mantendo em um casulo, e adotando essa forma. Depois dessa proto-estrela absorver matéria suficiente para mantê-la, ela inicia a fusão estelar do Hidrogênio e a estrela nasce. Com o passar dos milhões de anos, ela vai se desgrudando do pilar e dissipando o antigo casulo. Desse casulo irão se formar asteróides, cometas, planetas e até anãs-marrons.
  Mesmo com várias indicações e pesquisas que mostram a intensa atividade na Nebulosa da Águia, a formação local da nebulosa fora muito mais intenso a cerca de um milhão de anos atrás.! Isso porque a maioria das suas estrelas tem como formação a aproximação dessa data. E, segundo esse dado, coloca a grandiosa Nebulosa da Águia em um estado de perigo. Suposições de astrônomos com dados do telescópio espacial Spitzer, apontam que a M16 já não está mais lá.
   Há indícios de uma supernova naquela região, e essa supernova irá desintegrar e desorganizar todo o complexo dos Pilares da Criação.! Mas a supernova não é vista por nós na Terra ainda. Isso porque estamos a, aproximadamente, 6.500 anos-luz de distância de lá e até agora a luz não chegou até nós. Cálculos indicam que até o final desse milênio, a veremos. E logo após, a destruição de todos os Pilares da Criação.!  
   Abaixo a sua localização. Estando bem no limite de Serpens, a Nebulosa da Água tem como referencia a Nebulosa do Ômega, a estrela Gamma Sct e o aglomerado NGC 6605 



Fontes: en.wikipedia.org
           messier.seds.org
           universetoday.com

Comentários

Lindo!

Data: 17-01-2012 | De: Sue

Imagens surpreendentes e muito bonitas! Quão pouco sabemos sobre o universo e esse pouquinho nos deixa de boca aberta!

Novo comentário