A fabulosa Nebulosa da Retina.!

19-12-2011 12:50




  A IC 4406 apelidada de Nebulosa da Retina faz jus ao seu nome, se parecendo com a retina dos olhos humanos.! Ela é uma nebulosa planetária e assim como a Nebulosa da Borboleta é bipolar. Mas, diferente da Nebulosa da Borboleta, ela não teve a mesma complexidade e nem o mesmo evento. O que faz a Nebulosa da Retina estar bipolar não é o fato de uma complicação no final da estrela moribunda, e sim a posição dela em relação com a Terra.!
   Ela é uma nebulosa planetária idêntica a Nebulosa Olho de Deus, mas nós a vemos de lado e não por cima. É a mesma coisa que vermos um anel, uma vez olhando por cima ( Nebulosa Olho de Deus ) e outra vez olhando de lado ( Nebulosa da Retina ). IC 4406 brilha pelo mesmo motivo que qualquer outra nebulosa planetária brilha: devido a radiação emitida da anã branca que está no centro.
   Essa radiação faz com que o gás ionizado comece a emanar energia. Só que cada elemento emite uma radiação diferente da outra, e quando radiotelescópios recebem essa radiação eles conseguem diferenciar cada elemento com uma cor que predomina. Nesse caso, o Oxigênio emite uma luz azulada, o Hidrogênio verde e o Nitrogênio vermelho.
   Mas ainda existem faixas escuras que cortam a nebulosa. Estas não são feitas de materiais mais pesados como se imagina. O que acontece é que nestas regiões existe uma concentração muito maior de gases e poeira. Devido a isso eles não emitem quantidades significativas de energia para serem detectados.
   A distância entre a IC 4406 e a Terra ainda é incerta, mas cálculos estipulam uma distância entre 1.900 a 5.000 anos-luz. Ela está na constelação de Lupus ( Lobo ) e só é vista por médios a grandes telescópios apresentado um magnitude aparente igual a 11.

Fontes: heritage.stsci.edu
           en.wikipedia.org
           pt.wikipedia.org

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário