O remanesceste de supernova mais novo da Via Lactea

01-02-2012 21:22

     Esse é o G350.1-0,3 , um remanescente de supernova da constelação de Scorpian ( Escorpião ). Ou seja, são os restos de uma supernova que explodiu entre 600 e 1.200 anos atrás. Ele é o remanescente de supernova mais novo que se tem conhecimento, mas ele não foi visto por nenhum habitante da Terra na sua época. Mesmo que os dados indiquem que a explosão resultou em um grande brilho.
     O problema é que ele se encontra na outra ponta da Via Láctea, e o que existe entre nós e ele é o centro da galáxia. Assim existe tenta poeira entre nós e ele que foi impossível a visualização dele para nós na Terra.! Sendo descoberta só nos anos 80. Mas pela aparência ele foi classificado como uma galáxia distante irregular. Alguns astrônomos insistiram na questão de ser um remanescente, e usando os dados do telescópio espacial XMM-Newton provaram que era um remanescente.!
      Mas eles não conseguiram explicar o porquê de uma forma tão diferente dos outros remanescentes ( ovais e anelares ). Assim o remanescente caiu no esquecimento por alguns anos, até que uma equipe resolveu estudar mais afundo usando mais dados de raios-X e infravermelho.



    Logo descobriram que G350.1-0,3 estava dentro de uma nuvem de gás fria e densa. Essa nuvem foi responsável por alterar o formato do remanescente quando a estrela explodiu. A densidade e a frieza da nuvem retardaram parte da nebulosa a se expandir, assim ela não teve um formato parecido com os outros remanescentes.
     Atualmente as agencias espaciais tentam responder outros mistérios do remanescente.! Reunindo dados dos Chandra, do XMM-Newton e do Spitzer astrônomos tentam descobrir como era a antiga estrela. Saber o “por que” da explosão, o “quando”, o “como” e o “como era antes”. Além de saber a massa da antiga estrela, diâmetro e temperatura.
     Isso é muito importante para saber mais detalhes sobre as supernovas. Há vários tipos de supernovas, que ocorrem por diferentes causas, saber o porquê que isso aconteceu pode responder várias perguntas sobre outras supernovas. Pelo fato dessa supernova ser recente, podemos ter dados melhores, afinal, em uma supernova antiga todo o material já se espalhou demais, encobrindo as pistas.
     Mas, o que mais intriga os astrônomos atuais é o que aconteceu com o cadáver da estrela. Supernovas dessa magnitude resultam em dois resultados: remanescente + estrela de nêutrons ou remanescente + buraco negro. Sabemos que a segunda alternativa é descartada já que o remanescente é uma fonte de raios-x, característica de uma estrela de nêutrons.
     O que intriga é que a estrela de nêutrons que deveria estar dentro do remanescente estelar não está lá.! Mas ela está a várias unidades astronômicas ( UA = Distância Terra-Sol ) do remanescente.! Como pode.?! Dados dizem que a estrela de nêutrons recebeu um grande chute gravitacional depois que a nuvem impediu que o remanescente se espalhasse mais. A teoria diz que a pressão lá dentro foi tanta que ela expulsou a estrela de nêutrons de lá, fazendo-a viajar a mais de 3 milhões de quilômetros por hora.! Observe a imagem a seguir:




Fontes: nasa.gov
           esa.int
           en.wikipedia.org

Comentários

sonho

Data: 12-04-2012 | De: ricardo polakiewicz

eu qero sabe voce é aqui são paulo
sim ou não
vamo ver tempo abre para ver o ceu fica limpo
minha vida estrelas e tambem o raio

Novo comentário