Brasil atrasa pagamento para a construção do E-ELT.!

21-01-2012 17:47


   Saiu no site G1, referencia em sites de noticias no Brasil,  uma notícia que me deixou muito descontente. Acho que todos sabem que o Brasil entrou como pais-parceiro na agencia espacial européia, a ESO ( sigla em inglês ). E de cara a ESO já pediu uma ajuda financeira ao Brasil para a montagem de um novo telescópio.
   O telescópio, apelidado de Telescópio Europeu Extremamente Grande ( E-ELT ), irá pegar o posto de maior telescópio do mundo, ganhando do atual VLT ( Very Large Telescope ). Mas para fazê-lo, a ESO estipulou uma quantia de dinheiro para que o governo brasileiro pagasse para que o mesmo seja feito. A quantia, avaliada em 250 milhões de euros ( 566 milhões de reais ), deveria ser paga antes do inicio de 2012.!
   O atraso do pagamento já atrasa as obras que vão custar ao todo, 1 bilhão de euros.! O presidente da ESO disse que não consegue contato com o governo brasileiro para firmar acordo. Disse também que a contribuição do Brasil é imprescindível, sendo que, sem a participação dele, o novo observatório nunca poderá ser construído.
   Mas, em contra argumentação, ele disse que entende que o país está fechado em dividas para a copa e os eventos já marcados nos próximos anos. Além de dizer que espera que a parceria com o Brasil seja muito benéfica para ambos os lados depois desse atraso.
   O E-ELT será um telescópio com um espelho de 39,3 metros de diâmetro e será construído no Cerro Amazones no Chile. Eu espero que o Brasil resolva mesmo o que ele quer: mais incentivo a pesquisas, mais áreas, mais profissionais e mais pessoas no projeto ou realizar eventos que acontecem uma vez no ano.!

Fonte: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/01/brasil-tem-ate-junho-para-cumprir-acordo-com-observatorio-no-chile.html

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário