Asteróide dia 8 de novembro.!

02-11-2011 14:27


  Nesse mês de novembro teremos um grande evento astronômico.! Acontecerá que haverá a passagem de um asteróide bem próximo da Terra dia 8 às 20 horas e 28 minutos. Esse asteróide, apelidado de 2005-YU55, é um pedaço de rocha de 55 milhões de toneladas e cerca 400 metros.! Isso é equivalente a quatro campos de futebol.
   Mas asteróides viajam pelo Sistema Solar sempre, por que este vai ter um destaque.?! Simples, o YU55 irá passar muito perto da Terra. Tão perto que irá passar dentro da orbita da Lua a uma distância de 325 mil quilômetros.! Olhando no histórico astronômico, a ultima aproximação de um corpo tão grande foi em 1976, e a próxima será perto de 2028.
   Uma chance única para amadores e para as próprias agencias astronômicas, como a NASA e a ESO. A NASA divulgou em nota que irá aproveitar a ocasião para fotografar e filmar a passagem do asteróide para pesquisas. Essas pesquisas são de enorme importância, uma vez que sabendo da constituição da superfície de qualquer asteróide, saberemos o passado do Sistema Solar.!
   Asteróides viajam pelo Sistema Solar em orbitas enormes, e por isso carregam informações dos confins do Sistema Solar. Além de serem o resultado de inúmeros choques no começo caótico dos planetas.! Usando essas informações poderemos saber que tipos de elementos aqui existiam no começo da formação planetária, e isso nos dá dicas de como foi formado e de como é o núcleo dos planetas.
   Apensar de ser uma grande aproximação de um corpo relativamente grande, o asteróide só será visto com a ajuda de telescópios de, no mínimo, 15 centímetros. Isso porque a superfície do asteróide não possui grandes temperaturas e nem elementos que refletem bem a luz solar como gelo e nitrogênio.

Fontes: aeiou.expresso.pt
           ig.com.br

Comentários

asteróide 2005 uy55

Data: 07-11-2011 | De: Paes

Alguém sabe o trajeto exato do meteóro e de qual lugar no Brasil vai ser melhor de observá-lo?!!

Re:asteróide 2005 uy55

Data: 08-11-2011 | De: Lucas Vieira

Estou atrás dessa informação a alguns meses.!
Espero também acompanhá-lo, mas preciso divulgar aqui para todos, como você, também verem ..

Novo comentário