Titã, satélite ou planeta.?

04-03-2011 14:48

 Titã é o maior satélite do sistema saturno e o segundo maior do sistema solar ( inclusive maior que Mercúrio ). Mais apesar de orbitar um planeta, Titã não parece nada com um satélite, a começar por sua atmosfera. Ela é mais densa que a nossa, tão densa que consegue segurar nuvens e neblinas. Que é um evento muito raro para ate mesmo um planeta rochoso.! A neblina que lá possui não é como a nossa, em vez de água em vapor são moléculas de metano e etano com alguns materiais organicos mais pesados que tão uma coloração alaranjada que cobre o planeta quase que de modo homogêneo. Essa camada densa bloqueia a entrada dos raios solares e impediu que as primeiras sondas conseguissem ver a superfície, mais em janeiro de 2005 a sonda Huygens foi enviada para atravessar a neblina e tirar algumas poucas fotos com a expectativa de surpreender os cientistas com Oceanos e Lagos de metano líquido... Mas não foi bem assim.! Huygenes conseguiu algumas poucos imagens que possuíam, apenas, um deserto pálido e uma misteriosa mancha escura.! Com o tempo a sonda Cassini passou em um sobrevôo rasante e com mais tecnologia conseguiu achar não um nem dez, mais 75 lagos de metano e alguns com o tamanho do mar morto daqui da Terra.! Então os cientistas imaginaram que Titã possui um ciclo de metano com chuvas como o da água na Terra.! O metano evapora porque Titã não possui um campo magnético, mais a maior parte do tempo ela compartilha o de Saturno, e quando ela sai do campo magnético ela fica exposta aos ventos solares que são eletricamente carregados e interagem com o metano e o evapora que chega na neblina e, que, mais tarde desce em precipitação formando lagos de ate 30 metros. Mas por que metano e não água.? Porque lá a temperatura varia entre -179ºC e a água que lá existe esta congelada e o para o metano essas são as condições perfeitas para estar líquido.! E não acaba por ai, Cassini também descobriu nuvens altas no pólo sul, o que fizeram os cientistas rever o sistema de nuvens da região. E se constatou que ele é um “super-rodador” como Vênus, ou seja, a atmosfera gira em torno do eixo mais rápido que a superfície. Mas essa não é a única “aberração” de Titã, depois de Cassini varrer a superfície, percebeu que havia poucas crateras, quase nenhuma, o que significava uma grande atividade endógena, principalmente vulcânica. Mas tinha um problema: não se encontrava vestígios de material magmático nem metais pesados na atmosfera... E então a Cassini passou lá a ultima vez e registrou um evento fantástico, um vulcão gelado ou criovulcões, que ao invés de expelir magma e metais pesados, ele soltava plumas de água e amônia. Mas porque isso.? Bem, ainda não temos a resposta correta, mas a principal teoria é que núcleo do satélite é constituído metade de água cristalizada e de rochas... A teoria indica que existe um núcleo rochoso de 3400km e ao redor, varias camadas de água cristalizada.!

  

Comentários

planetas

Data: 04-03-2014 | De: jose vagner novaes dos santos

entre titã,europa,e marte,gual desses três , teem mais possibilidades , de poder ter vida humana

planeta

Data: 04-09-2013 | De: gaby

quemerda vai tomar no cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

titã

Data: 23-04-2013 | De: ana clara

que merda éssa que porcaaria vai tomar no cuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

titã

Data: 23-04-2013 | De: ana clara

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ajudo

TITÂ

Data: 27-03-2013 | De: titã nova mora dia

uma nova moradia titã sempre foi um planeta numca vai ser um satelite voa se fuder e tomar no cú caraljho quem diz que titã e´um satelite

Será que tera vida em titã ?

Data: 19-02-2013 | De: Gustavo Prado Duarte

Será que tem terra firme em Titã para agente pisar?Futuramente agente poderar viver em Titã ?
Será que já existe vida em Titã?Dá para ver o espaço através de Titã?Titã o novo planeta descobrido pelos cientistas da nasa e surgido de Saturno.Será que passa cometas halleys asteroids e meteoroids em Titã?

Titã, para sempre satélite.

Data: 20-09-2011 | De: Edvaldo Florentino

Titã é grande, mesmo que fosse tão grande como a Terra, continuaria a ser um satélite.
Isto pelo simples fato dele estar orbitando um planete.
Afinal planeta são corpos celestes que orbitam estrelas, e satélites são "corpos celestes" pequenos ou grandes que circundam ou orbitam planetas.
Na verdade, todos os grandes satélites poderiam ser planetas, desde que estivessem girando em volta do Sol.
Se desclassificaram Plutão da qualidade de planeta, devido ao seu tamanho, por que não desclassificam as Luas de Marte (fobos e deimos), da condição de satélites, pois elas não passam de pequenos meteoros.

Re:Titã, para sempre satélite.

Data: 27-09-2011 | De: Lucas Vieira

Edvaldo, seu argumento está certo, não posso negar. O fato de colocar o titulo com a pergunta "Planeta ou Satélite.?" não é pelo fato do tamanho e sim para causar um conflito.
Titã é bem diferente dos outros satélites do sistema solar justamente por parecer mais com um Planeta Rochoso do que com um Satélite. E esse foi o único motivo pelo qual optei pelo titulo.

Re:Titã, para sempre satélite.

Data: 27-03-2013 | De: mentira

vai tomar no cu caralho

Re:Re:Titã, para sempre satélite.

Data: 23-04-2013 | De: ana clara

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk caralhoooooo

Novo comentário