Plantas alienígenas em planetas com dois soís.

28-04-2011 20:27



     Isso é meio complicado de acontecer, mas segundo estudo recente, em um sistema com dois soís e um planeta rochoso, teria sim, capacidade para criar uma flora.! Bem diferente da nossa, porque segundo a biologia, elas iriam evoluir e absorver a radiação de ambos os soís ou, escolher algum especifico. Nesse caso, elas seriam bem mais evoluídas que as nossas, isso pelo fato de mais de 50% dos sistemas binários com planetas possuem algum tipo de anã. Assim o espectro emitido por elas estariam perto do infravermelho, exigindo muito mais potencial de absorção.
     Lá existiriam floresta tropicais, devido à enorme insolação e ao tempo maior de exposição a luz, e as plantas teriam um pigmento de fotossíntese perto do preto ou cinzento. Isso acontece porque na Terra as plantas usam só o recurso da luz visível, e lá elas poderiam usar os espectros do infravermelho e do ultravioleta para que a fotossíntese aconteça. Mas, de 215 mil anãs vermelhas vigidas pelo Hubble em um período de sete dias, acorreu mais de 100 explosões de grande magnitude.
     Essas explosões liberam muita radiação ultravioleta, fazendo assim as plantas se acostumarem com o choque e criando uma camada que absorveria ou que a protegesse da radiação. Mas essa radiação seria bom de certo modo, já se sabe que os raios ultravioletas quebram as moléculas de oxigênio criando ozônio, assim contribui para uma atmosfera bem mais espessa e segura contra ataques de radiação e ventos estrelares. Fazendo simulações, se as estrelas fossem mais próximas umas da outra, a absorção de energia seria bem maior, mas estaria ligado a somente a absorção da luz visível, assim a planta poderia escolher em absorver a luz de um Sol especial ou dos dois.
     Nesse caso elas iram ter uma camada de proteção contra a radiação. Já com estrelas mais distantes, a absorção do espectro infravermelho e o ultravioleta seria de estrema necessidade, pois haveria horas que o planeta estaria virado para apenas um Sol, outra para os dois, outro só para uma anã, e em outras horas, em plena escuridão. Assim, precisaria de uma enorme quantidade de energia para acelerar a fotossíntese e a capacidade de achar comida na escuridão. Esse modelo desenvolveria modelos de plantas hibridas que no dia absorveria um enorme quantidade de radiação e a noite hibernaria ou acharia comida de algum jeito... Potencial migratorio.? Quem sabe.?! Carnívoras.? Quase certeza.!

Comentários

Sistema solar duplo, triplo ou maior, coisa normal.

Data: 20-09-2011 | De: Edvaldo Florentino

Para nós, é estranho um sistema solar duplo, pois toda a nossa existência foi com um único Sol.
Mas, para um determinado lugar da galáxia onde aja uma grande concentração de estrelas, existir sistemas solares com várias estrelas girando entre si, deve ser coisa normal, principalmente se considerarmos os aglomerados estelares.
O foto da humanidade não entender bem esses assuntos, é devido a ela não entender bem a ciência e não conhecer ou entender o que existe fora da Terra.
Afinal, milhares de anos de dominação e orientação religiosa, não fez tanto bem quanto o que a humanidade precisava.

Talvez, nem tão normal assim...

Data: 27-09-2011 | De: Lucas Vieira

Sistemas planetários que orbitam estrelas binárias são comuns sim. Mas vale lembrar que a grande maioria são planetas gasosos, justamente pela inospitalidade do local.
Agora, se imaginamos um planeta rochoso na zona habitável. Só do fato de ter água em estado líquido é raro, agora tentamos imaginá-lo em um sistema binário.! Mais raro ainda.!
Estamos falando de um planeta na zona habitável que orbita estrelas binárias. As probabilidades caem muito mais...
Outra coisa, em aglomerados de estrelas a radiação é muito elevada, se colocarmos um planeta com água logo ele não resistirá por intermeio da ações gravitacionais e a radiação de ventos estelares.
O que nos deixa apenas uma opção. O de estrelas binárias isoladas ...

Re:Sistema solar duplo, triplo ou maior, coisa normal.

Data: 15-09-2012 | De: Leandro

"Afinal, milhares de anos de dominação e orientação religiosa, não fez tanto bem quanto o que a humanidade precisava."

Nem sabe o coam certo está.

Novo comentário