O jato HH 47 ao longo dos anos

24-10-2011 15:47

 

   Apesar de sempre falarmos que as estrelas estão em constante mudança, ou que ventos estelares destroem nebulosas, ou que mortes estelares não são tão raras assim, não percebemos esses eventos acontecerem. O grande fator que não nos deixa ver esses eventos é o pouco tempo de vida do ser humano. E mesmo que jatos e ventos estelares viajem a bilhões de quilômetros por hora, o espaço a ser percorrido é imenso para ser percebido com grandes variações.
   É a mesma coisa que plantarmos uma semente de manga na nossa frente e ficar olhando ela se desenvolver até que ela faça sombra.! Mesmo crescendo, seus movimentos são imperceptíveis ao longo de um dia. E do mesmo jeito, as nebulosas não são exatamente iguais quando foram vistas em 1800, por exemplo. Há mudanças mínimas, mas há.! E isso é um fator considerável na astronomia moderna.  
   Um exemplo bem simples é o jato Herbig Haro 47, ou HH 47. Esse jato vem de uma estrela jovem e massiva e foi fotografado pela primeira vez pelo Telescópio Espacial Hubble em 1994. E desde então, o Hubble vem fazendo fotografias ao longo dos anos. Ao coloca-las em sequência, como em um Stop Motion qualquer, você consegue ver as alterações mínimas que ocorreram durante o tempo.!
   O vídeo do Stop Motion está logo abaixo no post. Os ventos da HH 47 viajam a 150 quilômetros por segundo, se estendem por mais de 10.000 UA ( 1 UA  a distância Sol-Terra ) e está localizado na constelação da Vela do Barco.


Fonte: apod.nasa.gov
          collision-m31.blogspot.com

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário