Os restos de estrelas massivas

06-01-2011 15:34



   Pulsares na verdade são os restos do núcleo de uma estrela que se explodiu em uma supernova. São objetos incríveis pelo fato de terem um diâmetro igual a de alguns países, mais terem uma massa muito maior que o nosso Sol.! Eles são objetos muito densos, ou seja, possuem muita massa acumulada em pouco espaço.
   São tão densos que uma quantidade mínima, como o de colher de chá, por exemplo, do material de um pulsar seria mais pessado que algumas mil toneladas.! Isso ocorre porque uma grande quantidade de matéria da antiga estrela foi comprimida a tal ponto que os elétrons se fundiram em nêutrons.! Assim os nêutrons possuem uma força que impede que a atração gravitacional os comprima mais. E assim a estrela se estabiliza e se mantém nesse tamanho. Por isso ela também é chamada de estrela de nêutrons.! 
    Antigamente, quando eles foram descobertos, surgiram muitas controversas, muitas dúvidas, já que eles foram descobertos por um observatório de ondas de radio bem primitivo ( centenas de cabos interligados em pequenos postes em um hequitare inteiro ). Certo dia foi captado uma onda muito diferente, um ruído que se repete a exatamente a cada 1,3 segundos.! Mas quando os astrônomos apontaram para aquela direção viram algo totalmente diferente do que se tinha notícia: uma estrela pulsante.
   Como uma estrela poderia piscar de tal maneira.? Seriam extraterrestres nos mandando uma mensagem.? Mas a duvida prevaleceu até um ano depois, quando astrônomos descobriram que isso se originava de estrelas que giravam muito rapidamente. Elas eram extremamente radioativas e densas, a ponto de criar dois feixes de matéria e luz nos seus pólos. Assim toda a vez que esses feixes passavam na nossa frente parecia estar acessos e quando saiam apagados. Como em uma sirene de uma ambulância.


O conteúdo desse artigo foi editado no dia 27/01/2012

 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário