A Nebulosa do Caranguejo e seu coração pulsante.!

17-08-2011 15:46

 

 A majestosa Nebulosa do Caranguejo é símbolo de grandes pesquisas astronômicas que envolvem pulsares. Isso porque a nebulosa é o resultado de uma Supernova de Tipo II, ou seja, quando uma estrela com 9 a 11 massas solares esgota todo o seu combustível e entra em colapso. Seu centro se contrai rapidamente se tornando em um pulsar e suas camadas exteriores são arremessadas em todas as direções em uma velocidade alucinante.! A grande remanescente de supernova é composta, principalmente, de Hélio e Hidrogênio além de traços de Oxigênio, Carbono, Nitrogênio, Ferro, Neon e Enxofre. Nele existem vários filamentos que atravessam a nebulosa, como na foto abaixo:



Isso ocorre porque o Hélio está ionizado e neutro, assim ele emite colorações diferentes dependendo da concentração de Hélio em cada filamento. Outra característica observável é o grande toro que fica entorno do pulsar. Isso até hoje é um mistério, e tendo como principal teoria o fato de que a enorme gravidade do pulsar esteja energizando eles e fazendo interagir com suas poderosas linhas eletromagnéticas. O pulsar do Caranguejo possui um pouco menos de 30km de diâmetro e completa um movimento de rotação a uma velocidade absurda de 33 milissegundos, ou seja, ele gira em torno do seu eixo 30 vezes por segundo.! Estima-se que sua massa varie de 1,4 a 2 massas solares.Abaixo uma foto do coração pulsante de Nebulosa do Caranguejo em raios-X e ondas visíveis ( observem o toro de Hélio ):



Essa estimativa não é totalmente certa devido a um efeito anômalo que ocorreu na Supernova. Quando queremos saber a quantidade de massa da antiga estrela, nós somamos a massa do pulsar mais a da nebulosa. Mas no caso da nebulosa do caranguejo, essa soma resulta em menos de 9 massas solares.! E isso não poderia acontecer já que se a massa da estrela for menor do que 9 não tem como ela criar uma estrelas de neutrons na supernova.! E para onde foi essa massa.? Não se sabe ainda, e isso é o grande mistério da Nebulosa do Caranguejo.! Teorias dizem que, momentos antes do colapso, um enorme vento estelar expulsou essa matéria espaço a fora. Mas o pulsar do Caranguejo não atrai o gás para ele, muito pelo contrário, ele o repele.! Assim a nebulosa está se esticando a uma velocidade de 1.500km/s em todas as direções. Isso acontece porque, mesmo com a enorme gravidade do pulsar, seus ventos são muito mais energéticos e velozes. As partículas do pulsar saem em velocidades absurdas e batem no gás afastando-o cada vez mais. Seus ventos são uma das fontes mais fortes de ondas de radio e de raios-X do céu conhecido. Vista por infravermelho, a nebulosa apresenta uma coloração azulada devido a curva que os elétrons produzem quando estão se movimentando a uma velocidade próxima a da luz, chamada de radiação síncroton. Observe a imagem do telescópio espacial Spitzer em infravermelho, nela mostra perfeitamente a radiação síncroton na nebulosa:



A supernova foi vista por astrônomos árabes e chineses que a catalogaram, chamando-a de “estrela visitante” em 1054 A.C..! Ela está a 6.500 anos-luz da Terra na constelação de Touro.



Dados do en.wikipedia.org
 

Comentários

pq é tão estranho assim?

Data: 23-04-2012 | De: maiara

porque isso é esqisito?

Novo comentário