Messier 2, um grande aglomerado globular

16-11-2011 16:08


 

   Messier 2 é um imenso aglomerado globular da constelação de Aquário. Também chamado de NGC 7089, esse aglomerado é o segundo objeto do catálogo de Messier, sendo visto pela primeira vez pelo astrônomo italiano Maraldi em 1746. Messier a classificou como uma nebulosa sem estrelas, e mais tarde Willian Herschel catalogou-a no NGC como um aglomerado globular.
   Com o tempo, M2 se tornou um dos maiores aglomerados do céu conhecido.! Apresentando cerca de 150.000 estrelas em todo o complexo. Além de populoso, o imenso aglomerado também é povoado, apresentando uma enorme densidade no centro. Seu núcleo tem, apenas, 3,7 anos-luz de diâmetro e seu raio possui um pouco mais de 10 anos-luz. O que deixa isso interessante é saber que metade da massa do aglomerado está no centro.!
   Outra característica do aglomerado, é que, mesmo parecendo apresentar uma forma esférica, M2 possui a forma de um elipsóide. E isso ajuda a ter uma área maior, e ao mesmo tempo, manter a força da maré, que mantém suas estrelas sempre juntas. Ao que se sabe, M2 possui um diâmetro de 175 anos-luz. Quanto as estrelas, são de maioria brancas, com o espectro F.
   Suas estrelas mais fortes são gigantes amarelas e vermelhas. Algumas chegam à magnitude 13,1 com um tipo espectral de F0 ( estrelas com, aproximadamente, 1,7 massas solares e 1,4 raios solares e brancas a luz visível). Outro tipo de estrela que é abundante naquela região são Estrelas Variáveis. Possuindo 21 estrelas variáveis, a maioria com um período menor que um dia terrestre. Mas dessas 21, existem 3 bem famosas, com períodos maiores. Uma com um período de 15,57 dias a outra com 17,55 e uma de 19,30 dias terrestres.
   Nessas estrelas variáveis, acontecem uma perturbação que as fazem mudar de raio, luminosidade e temperatura em períodos determinados. Algumas possuem períodos mínimos de 10 horas terrestres, e outras com mais de 20 anos. Um período é o tempo gasto pela estrela para sair de um estado, completar a sua “transformação” e retornar ao mesmo estado inicial ( Saiba mais sobre Estrelas Variáveis aqui ).

   Messier 2 pode ser os restos mortais de uma antiga galáxia que já fora devorado pela Via Láctea.! Isso devido a sua enorme densidade e a sua localidade: halo galáctico. Aglomerados globulares muito densos, como o gigante Ômega Centauri, são exemplos desse canibalismo. A nossa galáxia as esticam e agregam os braços de antigas galáxias deixando apenas o cadáver de uma pequena galáxia orbitando-a em orbitas excêntricas. A força da maré sobre essas pequenas galáxias são descomunais ( Leia mais sobre o Canibalismo da Via Láctea aqui ).

   M2 está a 37.500 anos-luz de distância da Terra e possui cerca de 13 bilhões de anos, sendo um dos aglomerados mais velhos já catalogados junto com M3 e M5. O imenso aglomerado orbita a Via Láctea em uma orbita de 0,76 graus de excentricidade e, estimativas dizem que o aglomerado chega a até 165.000 anos-luz acima e abaixo do plano da nossa galáxia.


Fontes: messier.seds.org
           pt.wikipedia.org
           universetoday.com    

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário