Estrelas Variáveis

17-11-2011 16:07


  Nesse universo cheio de mistérios há estrelas pulsantes, que variam de luminosidade, mas que não são pulsares.! Essas são as Estrelas Variáveis. Elas são um pequeno grupo de estrelas que são instáveis. Elas mudam de luminosidade, de raio, de tamanho, temperatura e pressão em períodos de tempo, como se fossem ciclos.
   Mas, o Sol também varia então porque ele não é considerado uma estrela variável.? Isso porque, assim como o Sol e todas as estrelas, ele possui um ciclo que dura 11 anos ( no caso do Sol ), mas com alterações mínimas.! Entre o mínimo e o máximo solar, o Sol sofre apenas 0,1% de mudanças. Comparada as Estrelas Variáveis que sofrem tanta transformação que aumentam sua magnitude visual em até 5 graus.!
   As estrelas variáveis estão localizadas na Faixa de Instabilidade, e por mudarem constantemente quase não são colocadas em Diagramas H-R. Sua transformação é cíclica e periódica, podendo ocorrer em períodos de 5 horas até 100 anos.! Elas são divididas quanto as características que apresentam.
   Existem as Estrelas Variáveis Eclipsantes que, na verdade, é um sistema binário de estrelas onde uma estrela eclipsa a outra, ofuscando a outra estrela e diminuindo sua luminosidade. Nesse tipo de variante, não há alteração de raio, temperatura, tamanho ou de pressão. Há apenas uma pequena variação de luminosidade do sistema binário.
   Outro modelo são as Estrelas Variáveis Cataclísmicas ou Novas. Essa é um caso comum de transferência de massa em sistemas binários com uma estrela e uma anã branca. Nestes casos a anã branca é pobre em Hidrogênio e Hélio e quando esse material cai na estrela pelo disco de acreção na superfície da anã, essa massa de H e He envolve a anã, impedindo que a radiação escape.
   Com isso a temperatura dessa nuvem que circunda a anã atinge uma temperatura de 107 K.! Entretanto, o H entra em fusão, expulsando toda a energia liberada e aprisionada pela nuvem. Desta forma há uma variação muito alta de luminosidade, evento chamado de Nova. Com o tempo, a anã volta a fazer essa mesma nuvem em torno dela mesma e a Nova se repete em períodos.
    Agora também há estrelas normais que estão passando pela faixa de instabilidade e estão sofrendo pulsações. Essas são classificadas em duas categorias conforme o seu período. As que possuem um período menor que um dia são chamadas de RR Lyrae, e as que possuem um período maior que um dia de Cefeidas. Mas para que estas variem, elas precisam de um mecanismo de oscilação. Esse mecanismo, é responsáveis por fazer essa estrela pulsar sem perder uma grande quantidade de massa, e nem morrer.
    Segundo a teoria, uma estrela começa a expandir suas camadas exteriores, expandindo também a zona de ionização que é responsável por aprisionar a energia liberada pelo núcleo. Com isso a zona de ionização libera essa energia, fazendo com que as camadas exteriores se expandem mais rapidamente. Em consequência, a perda de energia da zona de ionização faz com que a gravidade consiga frear essa expansão, comprimindo as camadas exteriores e a zona de ionização.
    No momento que elas se contraem, a zona de ionização acumula energia. E quando essa energia guardada cria uma pressão mais forte que a força gravitacional, a estrela cessa a contração e começa a se expandir novamente. A cada vez que a estrela retoma ao estado inicial é chamado de ciclo, e o tempo decorrido dessa variação é chamado de período. Para que ocorra esse fenômeno, a estrela tem que ter uma zona de ionização bem posicionada, além das variáveis entre massa e temperatura serem proporcionais.
   Um exemplo, se a estrela for quente demais não há pulsações porque a zona de ionização está muito próxima à superfície, e se for muito fria, a zona estará muito longe. Outra relação que se pode observar é que, quanto mais massa a estrela variante tiver mais demorado será seu período, denominado-as de Cefeidas e se a massa for menor, ela irá ter pulsações mais rapidamente, denominado-as de RR Lyrae.   

Fontes: astroweb.iag.usp.br
           astro.if.ufrgs.br
           pt.wikipedia.org
           Apostila do Observatório Nacional 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário