Do 09/11 até 14/11

09-11-2011 21:43

No primeiro céu da semana, vamos dar coordenadas e dicas para as observações noturna no decorrer dessa semana.!

Céu sem telescópio
 
   A começar, todos os dias um pequena conjunção se formará ao entardecer com Vênus, Mercúrio e a estrela Andares ( Alpha Escorpião ) formando uma pequena curva, que ao longo dos dias irá se separando da Andares. Isso será visível a olho nu para todos os observadores que estiverem um algum lugar escuro com um céu límpido. A imagem abaixo irá fazê-los se identificar com a pequena conjunção:



  Além da conjunção citada, Júpiter também poderá ser visto facilmente no extremo Leste ao entardecer. Marte só poderá ser visto a partir das 3hrs da matina, estando bem próximo da estrela Regulus ( Alpha Leão ). Logo depois Saturno só será visto as 6hrs em conjunção com Spica ( Alpha Virgem ).Outro fenômeno que será majestoso é a Lua Cheia.



Céu com telescópio

  A Lua estará se transferindo à Decrescente e por isso a partir do dia 11 só será vista depois das 21hrs, e no dia 14 só sairá perto das 23hrs. Com o céu límpido é uma ótima alternativa para tirar fotos da brada Lua. Como contrário, irá atrapalhar observações astronômicas tanto a olho nu quanto a telescópios. Aconselho usar equipamentos astronômicos e virar a noite somente depois da transição da Lua, quando ela passar a nascer depois das 00hrs. O que não evita de observar o céu escuro entre as 20 e as 23hrs nos dias 12,13 e 14 antes do nascer dela.! Os grandes focos da observação com telescópios no extremo Oeste nessa semana serão: As nebulosas do Sagitário, além de Netuno e Vesta em Aquário e Capricórnio respectivamente.  



  Já no extremo Norte teremos Andrômeda, que, em condições boas, poderá ser uma ótima oportunidade de ver a nossa galáxia vizinha. Além  disso temos Plêiades mais ao Leste conforme a imagem:



  No Leste, para quem for esperar o nascimento da Lua as 23hrs no dia 14, poderá se deliciar com o Grande Órion e seu fiel Cão Maior.! Observações bem rentes ao horizonte poderão pegar a Nebulosa do Cone bem facilmente por alguns minutos. Já a Nebulosa de Órion e a M41 em Canis Majoris será mais fácil de acompanhar antes do nascer da Lua.



  E por último, no Sul 47 Tucanea será um dos alvos mais fáceis e mais atraentes do céu.! Além da oportunidade de vistoriar as Nuvens de Magalhães que estará visível quase na noite inteira.!

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário