Descoberto mais dois satélites no sistema Joviano.!

04-02-2012 00:13

 



   O Observatório de Las Campanas no Chile foi o responsável por coordenar uma pesquisa que astrônomos realizam em Júpiter. Depois de ouvir relatos de supostos satélites desconhecidos que orbitava Júpiter eles foram atrás de respostas. E conseguiram, descobriram dois satélites a mais no sistema Joviano.!
    Ao que as pesquisas informam, os dois satélites possuem tamanhos menores que um quilômetro. O que dificultava a identificação deles antes. Outro fator que impedia a identificação deles era devido a sua orbita em torno de Júpiter. Elas são excêntricas, inclinadas e os satélites orbitavam em uma orbita retrógada.
    Ou seja, os dois satélites naturais orbitavam Júpiter na direção contrária a direção que Júpiter gira em torno do seu eixo. Excêntricas porque a orbita não apresenta um desenho circular, são mais ovais. Inclinadas porque as orbitas possuem um ângulo muito inclinado em relação ao equador de Júpiter.
     Todas essas características são comuns em grande parte dos satélites naturais do sistema Joviano. A principal causa disso é a captura de asteróides que Júpiter faz. Ele é enorme e sua gravidade é quase 25 vezes a da Terra, com uma gravidade tão grande e estando tão perto de um cinturão de asteróides, essa captura acontece com mais frequência. O asteróide que resolve sair do cinturão, ou passar muito próximo de Júpiter tem três destinos: ser capturado e se tornar um satélite, ou ser arremessado para longe ou cair em Júpiter e ser destruído.!

Fontes: g1.globo.com

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário