Acontece chuva de metano em Titã.!

12-07-2011 10:25

 

Já falamos sobre Titã (https://observatorioporlucas.webnode.pt/news/tit%C3%A3%2c%20satelite%20ou%20planeta-/ ) e inclusive destaquei sobre a chuva de metano que normalmente acontece lá. Pois, é falando nisto, que astrônomos registraram uma tempestade de metano em Titã a pouco tempo atrás. A tempestade está em atividade a quase um mês atrás.! Segundo a NASA, se percebeu um conjunto de nuvens mais densas na região equatorial que diminuiu a luminosidade do satélite. Veja abaixo:




  E quando foram analisar mais profundamente colocaram duas teorias em questão: uma tempestade de metano ou fumaça de alguma atividade vulcânica. Mas logo aprovaram a tempestade de metano, vendo que está acontecendo uma rede de canais de metano líquido.!



 A precipitação não é aquele “pé d’água” que normalmente acontece no verão, lá é apenas uma “garoa” constante deixando o solo sempre úmido de metano. Mas segundo uma pesquisa vinda da Universidade do País Basco, os hidrocarbonetos presentes na atmosfera de Titã podem contribuir com uma tempestade bem mais forte com nuvens a 35 quilômetros da superfície. Até agora, nada disso foi provado. Mas de uma coisa se sabe, como a atmosfera de Titã é rica em nitrogênio, pode haver rajadas de raios como na Terra.! A Terra e Titã são os únicos lugares do Sistema Solar onde existem precipitação de algum tipo de material em forma líquida.! 


Fontes: apod.astronomos.com.br
           cosmonovas.blogspot.com
           portaldoastronomo.org

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário