A Deformação da Via Láctea

20-11-2011 20:54


 

    Apesar de não parecer, a maioria das galáxias não são elípticas como aparentam as fotos.! Até mesmo gigantescas galáxias lenticulares vistas quase de perfil, como a Galáxia do Sombreiro, possuem certo tipo de deformação. E essa deformação é ainda mais evidente quando essa galáxia possui uma grande quantidade de galáxias satélites.
    A Via Láctea é um caso um tanto quanto confuso e inesperado. Depois de percebermos a deformação da galáxia é bem mais acentuada na época de 50, astrônomos deixaram essa grande questão para depois. Com a ajuda de radiotelescópios eles perceberam que o gás da nossa galáxia possuía grandes quantidades de hidrogênio atômico e esse gás ia do centro até os limites do disco.
    Com esses mesmos radiotelescópio eles mapearam o gás de hidrogênio atômico ao longo do plano galáctico. E a surpresa: quanto mais nos afastamos do centro mais essa faixa de gás se desfiava do plano.! A deformação era tão assustadora que a cada 75.000 anos-luz o gás se desviava mais de 7.500 anos-luz para fora do plano.! De imediato, os astrônomos da época culparam a maré das Nuvens de Magalhães.
    Mas, segundo cálculos atuais, a maré das duas galáxias é muito fraca para causar tanto estrago no plano da galáxia. Mas então, o que explicaria tal deformação.? Por que o plano da Via Láctea estão tão deformado quanto um disco de vinil deixado perto do aquecedor.? O que causara tamanha força da maré.? Essas foram as perguntas que guiaram um grupo de astrônomos.
   Esse grupo de astrônomos reunia integrantes de todo mundo com instituições em várias universidades. Estes, com a ajuda de rádiostelescópio, recalcularam a massa das Nuvens de Magalhães levando em conta toda a matéria escura que neles tinham. Assim perceberam que o plano da galáxia se movia em direção a eles.! Mesmo com pouca massa, a matéria escura amplificava suas forças da maré.
    Assim essa deformação estava sempre em mudança, sempre apresentado uma inclinação em direção a elas. Mas, além dessa deformação em direção as galáxias, existia outra deformação que comprovaria outra grande teoria. Essa deformação  é percebida na espessura do gás. Com a ajuda de rádiostelescópio modernos, eles traçaram uma reta que ia da Terra até o centro e da Terra até os limites da galáxia.
    Eles perceberam que a medida que se vai ao centro esse gás estava mais espesso e a medida que se afastava, esse gás se mostrava mais fino. Assim comprovava a teoria que as galáxias não nasceram de um envoltório de gás, mas elas foram se fundindo ao longo dos anos. E também comprovava que à medida que se afastava do centro, mas fácil era de acontecer uma deformação no plano.
    Parecia que o enigma estava resolvido, mas, ao fazer simulações e colocar as galáxias com mais matéria escura do que se imagina a deformação não atingia os níveis observados hoje.! Ainda faltava algo. Pensaram que poderiam ser as outras galáxias-anãs que orbitavam a Via Láctea, mas mesmo levando em conta a matéria escura, não seriam capazes de causar tamanho estrago.
      Vendo a situação se tornando cada vez maior, fizeram uma varredura do céu até 150 anos-luz de distância. A varredura ficou conhecida como survey e mapeou um quarto do céu encontrado uma dúzia de novas galáxias-anãs. Quase o dobro de galáxias-anãs apareceram diante de nossos olhos.! Como que vasculhando o céu a décadas só encontramos essas quantidade de galáxias agora.?
    As galáxias eram tão difusas e fracas que foi necessário uma varredura bem mais potente que as outras para se encontrar pequenos pontinhos. Essas galáxias eram diferentes, elas possuíam pouquíssimo gás e só algumas centenas de estrelas. Vendo isso em questão, apontaram que elas possuíam uma enorme quantidade de matéria escura acumulada perto do seu centro. Foram apelidadas de ultrafracas.
    Mas mesmo se descobrissem outras 35 ou mais galáxias no restante da galáxia ainda não seria capaz de explicar tal deformação.! Precisariam de outras 500 galáxias-anãs ultrafracas para demonstrarem tamanho efeito da maré. Assim, um grupo de astrônomos sugeriu que do mesmo jeito que poderiam haver galáxias com pouquíssimas estrelas e muita matéria escura, também poderiam haver galáxias-anãs tão difusas e distantes que seria impossível percebê-las.! As chamadas galáxias escuras seriam pequenos aglomerados de gás frio e de matéria escura, imperceptíveis para nossos telescópios mais modernos.
    E assim ficou. Segundo a teoria, várias galáxias dessas orbitariam a Via Láctea a distâncias até 1 milhão de anos-luz do centro. Elas seriam tão massivas e densas que afetariam no plano galáctico facilmente ao se aproximarem. E o único jeito de identificá-las seria percebendo uma alteração na velocidade das estrelas e do gás quando uma delas ultrapassarem o plano da galáxia.! Ou seja, uma galáxia escura pode estar se chocando com a Via Láctea agora e não estamos percebendo.!

Fonte: SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL nº114

Comentários

ik

Data: 14-02-2012 | De: ik

legal

Deformação da galáxia

Data: 23-11-2011 | De: Leandro Cananéa Freitas

Muito bom e interessante. Tem coisas que só teremos noção quando vistas de longe...

Deformação da galáxia

Data: 22-11-2011 | De: Diego Landstallker

Ow.... Cara, parabéns por postar essa fonte!
Isso mostra o quanto muito mais coisas o homem pode ser capaz de descobrir... Quem sabe assim existam outros tipos de galáxias, além das elípticas, espirais e irregulares...
Interessantíssimo mesmo!!!

Novo comentário