Vida fora da Terra

25-01-2012 19:02


 

   Abriu-se um novo ramo da astronomia, a astrobiologia que tem como critério principal encontrar exoplanetas com possibilidades de abrigar vida. Mas, o que é a vida.? A vida que conhecemos é aquela que respira oxigênio, que cria compostos orgânicos, que contem células que se organizam para realizar funções diferenciadas, aquela que se alimenta, aquela que se forma de outros corpos vivos, e assim infinitas outras coisas. Mas, será que a vida lá fora não é de outra maneira.?
   Ora, podemos imaginar que assim como todos os corpos vivos terrestres, os de outros planetas evoluem. Nessa evolução eles podem se adaptar a diferentes meios. Meios e ambientes que seriam totalmente venenosos para nós.! Então caímos no dilema novamente: o que é vida.?
   Quando a astrobiologia procura em exoplanetas condições para a vida, ela, na verdade, procura condições para a nossa vida. Ela procura condições de vida ideal para a vida terrestre porque sabemos que aqui deu certo. A astrobiologia procura planetas com muito oxigênio na atmosfera, com probabilidade de água na forma líquida e com fatores essenciais para a vida, como a presença nitrogênio para o DNA, condições para precipitações, estações, magnetosfera e outros fatores.
    Agora temos um ângulo diferente a ser analisado: a astrobiologia não procura vida, mas sim lugares com as mesmas condições que a Terra possui. Só depois de encontrar lugares assim é que se procura uma vida parecida com a nossa. Mas quer saber.? A vida é igual a um vírus, ela começa e evolui, ela se adapta aos ambientes mais hostis e migra para lugares melhores. E eu tenho um meio de provar isso.!
   Existe um lago na Califórnia chamado de Lago Mono. Esse lago foi considerado altamente tóxico porque ele contém quantidades altíssimas de um elemento chamado Arsênio. A ingestão de um composto de água e arsênio é mortal para qualquer ser vivo. Ele é tão poderoso que em uma dose extremamente baixa, como 1 parte por bilhão ( ppb ), pode ser letal para a maioria dos seres vivos. Isso porque o Arsênio desativa várias ações enzimáticas dentro das células, fazendo-as morrerem.!
   Mas, mesmo sabendo de tudo isso, existe uma bactéria da família do Halomonadaceae que usou o arsênio para constituir a sua carga genética.! Isso mesmo, a célula alterou a composição da sua carga genética para se adaptar ao ambiente. O DNA comum que é feito pelos elementos carbono, hidrogênio, oxigênio e fósforo; mas na falta do fósforo bactéria usou o arsênio para compor seu DNA.
   Agora imaginem, se aqui na Terra já possui variações, porque não poderia haver essa adaptação fora.?! Essa bactéria foi revolucionária para percebermos que a vida não é igual. Ela se adapta conforme acha necessário. Como eu disse anteriormente, a vida é um vírus. E, como qualquer outro vírus, ele nunca é destruído completamente.
   Ontem, saiu em um site sobre a possibilidade de vida no planeta Vênus. Segundo ele, um cientista russo, conseguiu captar movimentos de compostos orgânicos que teria a forma parecida a de um escorpião. Ele aparecia, mexia, e depois sumia. Muitas pessoas riram quanto a essa notícia por estarem com a cabeça fechada sobre essa questão.
   “Como existir vida em um planeta que possui uma atmosfera densa e cheia de monóxido de carbono.?!” Está certo que o monóxido de carbono é letal para nós, mas só é letal para nós porque não nos adaptamos para dar um uso a ele. Quem sabe lá, os organismos consigam usar o carbono para realizarem a respiração, assim como as plantas usam o dióxido de carbono para fazerem fotossíntese.!
  “Como explicar uma vida que suporte quase 500ºC.?” Há uma adaptação de bactérias as temperaturas de vulcões submersos que teoricamente não deveriam nem existir. A bactéria Methanocococcus jannaschii suporta os 185ºC vivendo na borda dos vulcões submersos. Elas vivem a base de carbono, hidrogênio, nitrogênio e o oxigênio, tão vital para nós, é um veneno à ela.! Esta bactéria se adaptou à um ambiente hostil, assim como existem uma infinidade de bactérias e microorganismos que resistem as temperaturas baixíssimas no gelo da Antártica.
   Como foi mostrado, a adaptação da vida para sobreviver em condições hostis é comum até mesmo no nosso planeta. Porque não lá fora.?! E se for comprovada a vida nos solos de Vênus, pode ter certeza que poderemos ver, à médio e longo prazo, a descoberta de vida em canais subterrâneos nos vales de Marte, na grossa camada de gelo da Europa e nos lagos de metano e etano em Titã.!

Fontes: noticias.terra.com.br
           tecmundo.com.br
           pt.wikipedia.org
           super.abril.com.br
Livros: Astronomica
Revistas: Scientific American Brasil
             SuperInteressante
             Galileu 

Comentários

trabalho

Data: 24-09-2013 | De: julia

adorei pro meu trabalho de ciencias

excelente matéria

Data: 17-04-2012 | De: ozimar silva

meus parabéns, esta matéria está muito boa.
simples de entender e que nos deixa uma prgunta no ar: será que realmente existe além de nós, vida em outro sistema?

Novo comentário