Uma das grandes questões das Estrelas Massivas.!

26-08-2011 15:45

 

  Um dos objetos mais raros das galáxias são as estrelas massivas, ou as Hipergigantes. Por serem tão raras temos muitos mistérios que temos que descobrir. E um deles é o que acontece com elas quando seu fim está próximo. Estrelas muito massivas queimam seu combustível em poucos milhões de anos, emitindo ventos estelares densos e velozes. E, segundo teorias, quando seu combustível começa a acabar ela possui duas saídas: ou uma Gigante Vermelha, ou uma Variável Azul Luminosa. Normalmente, a variável azul luminosa é a mais ocorrente. E quando ela se transforma em uma variável seus ventos aumentam drasticamente de densidade e sua velocidade cai de milhões de quilômetros por segundo para algumas dezenas de quilômetros por segundo. Quando isso acontece se forma enormes bolhas de matéria que circundam a estrela, como no caso da famosa Eta Carinae:



  Depois de um tempo a situação inverte, a então variável azul se torna uma Wolf-Rayet. Ela, agora, libera ventos bem mais rarefeitos e com velocidades muito mais altas.! Então toda a bolha se dissipa, formando um gigantesco cenário de destruição. A estrela WR124 é um exemplo clássico desse evento:



  Então os ventos estelares literalmente descascam a estrela, jogando as camadas exteriores para longe. Sem as camadas exteriores de hidrogênio e hélio fundido, a Wolf-Rayet possui uma superfície de nitrogênio e até de carbono fundido.! E assim ela continua vivendo por mais um pouquinho de tempo, até que seu núcleo sofre o colapso. O colapso de uma hipergigante não é igual a uma estrela comum. Antes da estrela massiva se destruir ocorre um surto de raios gama que cruzam o universo.! O surto sai dos pólos da estrela e são identificadas em todo o universo. A radiação que sai do surto é incalculável, a uma velocidade próxima a da luz.! Como na simulação a seguir:



E é isso que diferencia uma supernova de qualquer estrela, a uma supernova de uma estrela massiva. Mas vamos aos mistérios. Porque ocorre um surto de radiação gama.? Porque só em estrelas massivas.? Quando uma hipergigante explode o que sobra.? Um pulsar.? Um buraco negro.? Ou nesse tipo de supernova não sobra nenhum tipo de cadáver estelar.?
 
 

Comentários

n

Data: 15-09-2011 | De: wanderson souza belchior

ow seu saite e mt massa cara para parabes ps so eu o primo da walma

Novo comentário