Tritão um Deus enfurecido.!

31-01-2012 21:34



   Tritão é o maior satélite que orbita Netuno. Estando a mais de 4.500 milhões de quilômetros da Terra, esse é o corpo mais gelado do sistema solar.! Atingindo temperaturas equivalentes a -283,5ºC, ele é mais frio que Plutão. Esse resfriamento elevado tem como culpa a alta reflexão da luz solar e da atmosfera rarefeita.
   Assim, Tritão reflete de 60 a 90% da luz solar que cai sobre ele. Muito mais que a nossa Lua, que reflete, apenas, 11%.! Mas, essa reflexão não seria prejudicial se a atmosfera fosse densa o suficiente para criar um efeito estufa. O que não é.! Dessa maneira, a radiação solar bate na superfície tritanica e é quase toda refletida para fora, tornando-o frio, mas bem brilhante para nós na Terra.



   A pressão desta atmosfera é tão rarefeita que equivale a quase 14 microbars ( quase que 1/70000 a pressão atmosférica terrestre ).! E ela é composta de, praticamente, nitrogênio com pequenos vestígios de metano. Tritão possui uma calota polar feita de uma capa de nitrogênio. Há teorias que dizem que esse nitrogênio evapora quando o pólo é aquecido assim aumentando a pressão atmosférica, e caracterizando a presença de estações bem extremas.
   Mas Tritão é um Deus enfurecido. Enfurecido porque ele está em uma luta com Netuno, e sabe que nunca vencerá. Tritão sabe o que poucos sabem: a fúria de um gigante gasoso.! Ele está em uma orbita contrária a de Netuno. Assim, Netuno irá diminuir a sua velocidade de revolução gradualmente até que ele se parta em vários pedacinhos.
   Esse choque de efeitos da maré são os prováveis causadores de vários efeitos geoquímicos que ocorrem na superfície de Tritão. Pode parecer loucura, mas a ação gravitacional de Netuno no satélite causa a formação de gigantescos gêiseres de nitrogênio.! Além disto, há também a ejeção de material do manto por vulcões. Nada de lava e magma, mas o que emana daqueles vulcões enormes plumas de nitrogênio líquido e compostos de metano.



   Plumas que atingem até 8 quilômetros de altura.! Como prova se percebe uma superfície jovem, com poucas crateras e a presença de vales por toda a superfície. Esses vales são o resultado da atividade vulcânica que aquece e congela em períodos de tempo. Por toda a superfície do satélite se percebe vários vales com “enrugamentos” e sulcos decorrentes do grande efeito gravitacional, atividade vulcânica e da variação da pressão atmosférica que faz compostos evaporarem e solidificarem ao longo do tempo, alterando o relevo.



   A única explicação para o porquê do movimento de revolução de Tritão é aceitar que ele não se formou ali.! Há grandes semelhanças com Plutão e com os outros planetas-anões, então astrônomos creem que Tritão era um habitante do cinturão de Kuiper que foi aprisionado pelo grande Netuno. Mas há quem diz que ele foi expulso do sistema solar interno na época dos planetóides ( era que os planetas internos estavam se formando ). Como provas, eles alegam que o núcleo de Tritão é muito denso para ser parente dos planeta-anões do Cinturão de Kuiper.!

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Trit%C3%A3o_(sat%C3%A9lite)
           https://www.if.ufrj.br/teaching/astron/triton.html
           https://www1.ci.uc.pt/iguc/atlas/23tritao.htm

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário