Supernova em NGC 3239.!

02-02-2012 21:54


   Apesar de se parecer mais com uma nebulosa pequena do que com uma galáxia, essa é uma galáxia irregular chamada de NGC 3239. Essa aparência deformada é o resultado de uma antiga colisão entre duas galáxias de tamanhos equivalentes. O fato é que essa galáxia nos deu o primeiro presente astronômico do ano.!

    Nessa galáxia acendeu uma supernova no começo do mês de janeiro.! Esse grande brilho quase no meio da galáxia é a supernova de uma estrela massiva que morreu a mais de 40.000 milhões de anos atrás, e seu brilho só chegou até nós agora. Isso porque a galáxia NGC 3239 está a 40.000 anos-luz de distância de nós, e pela regra, a luz demoraria 40.000 anos para chegar aqui.
    Muitas pessoas confundem esse conceito, mas 3 anos-luz são 3 anos viajando na velocidade da luz, assim como 40.000 anos-luz são 40.000 anos viajando na velocidade da luz. Uma supernova é resultado do colapso gravitacional que uma estrela massiva sofre quando seu combustível acaba.
    Quando isso acontece, a estrela se contrai rapidamente, com isso a pressão e a temperatura se encarregam de iniciar uma explosão liberando todo o gás da estrela aos ares. E o núcleo que se contraiu tanto que criou uma estrela de nêutrons. Uma anomalia tão densa que possui um diâmetro de alguns quilômetros, mas quase 3 vezes a massa do Sol.! 

Fontes: APOD

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário