Região Superativa na superfície solar

05-03-2012 21:26


   A NASA divulgou uma nota informando de uma região superativa na superfície solar. Essa região, chamada de 1429, está emitindo várias partículas carregadas e ondas de radio, chamando muita atenção dos controladores da atmosfera solar. Ela foi a causadora de duas EMC ( Ejeções de Massa Coronal ) que ocorreram no dia 2 e 4 de março.
   As EMC eram relativamente fortes, mas não causaram nenhum dano na magnetosfera terrestre. A região de 1429 está em uma zona muito instável situando-se bem próxima ao equador no hemisfério norte. Além disso, o que está transformando essa região em uma grande bomba é a presença de várias manchas solares. ( veja abaixo )



   Nessa região os elétrons estão aprisionados devido a uma série de correntes magnéticas entrelaçadas entre si. Com isso essa região acaba armazenando uma quantidade enorme de energia e matéria. Com o tempo essa energia é liberada aos poucos, como mostra o vídeo logo abaixo, e ao invés dos anéis coronais se arrebentarem ou se chocarem eles acabam conduzindo a energia e a matéria em uma espécie de “chama”.
   Cada vez que essas labaredas saem com mais forças, elas viajam em grandes velocidades e se chocam com o material da coroa e expele-o. Isso forma uma EMC. Segundo os arquivos da NASA, não se sabe quanto tempo mais essa região ainda estará superativa. Ao que se sabe, ela não apresenta um risco muito formidável as telecomunicações da Terra, podendo criar apenas pequenos apagões rápidos. E pelo o que eu venho percebendo, a EMC de hoje ( 05/03 ) foi causada pela mesma região superativa. 

Fontes: nasa.gov

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário