Ontario Lacus pode ser o primeiro lago alimentado por um aquífero fora da Terra.!

20-04-2012 20:49

 


   Titã, um satélite natural de Saturno, possui uma aparência muito grande com a maioria dos planetas rochosos, e principalmente com a Terra. Além de possuir uma atmosfera densa e rastros de uma atividade tectônica semelhante a da Terra, lá é o único lugar onde se pode encontrar um ciclo de chuvas fora do nosso mundo. Mas com um diferencial, aqui o ciclo de chuvas é feito com água, lá é com hidrocarbonetos.
   Com esse ciclo de chuvas, é inevitável encontrar lagos de hidrocarbonetos simples ( metano, etano e propano ) líquido, mas com um caráter praticamente estacionário, sem muitas variações no seu volume. Mas existe um lago chamado Ontario Lacus, que fica no hemisfério sul de Titã que não segue essa regra. Possuindo as características de um grande lago efémero – que seca em determinada época do ano - com algumas depressões e partes rasas, parecendo-se muito com o lago Pan Etosha na Namíbia.



   Essa semelhança causou muita estranheza, e ao fazerem observações mais profundas com a sonda Cassini verificou-se mais estranhezas. O lago possuía em sua margem faixas de compostos carbônicos, demonstrando e provando que o lago secava e enchia sazonalmente. Com essas observações pode-se concluir ainda que ele seria bem maior e que o lago não é novo, apresentando uma erosão relativamente velha e características ainda mais parecidas com alguns lagos terráqueos.
   Mas, foi em Dezembro de 2007 que, a Cassini registou estranhos canais no lago, quando fazia uma aproximação. Anos depois, em Janeiro de 2010, a Cassini fez outra aproximação e revelou os mesmos canais, abrindo assim um fórum de discussões e pesquisa para esclarecer esse canais. Depois de várias pesquisas, cientistas da Universidade das Nantes, na França, divulgaram canais semelhantes aos vistos em aquíferos na Terra.
   Na parte sul do lago Ontario Lacus possuia um aquífero que fornecia água subterrânea para o lago que enchia e mais rapidamente que os outros. Assim, a água não fora visto antes devido à sua densidade, mantendo-se coberto por uma capa de hidrocarbonetos insolúveis em meio aquoso. Com essa descoberta a possibilidade de haver vida parecida com a da Terra em Titã se torna ainda maior, afinal, o lago Ontario Lacus mais se parece uma cópia de alguns lagos terrestres no início da formação evolutiva dos animais do que com lagos titânicos.

Fonte: esa.int

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário