O novo ouvido do mundo.!

11-02-2012 11:19


   Esse monte de antenas será o novo ouvido do mundo, o mais novo radiotelescópio do mundo. Seu planejamento está nos estagios finais, faltando apenas saber onde será o melhor lugar para se montar. Existem dois lugares mais prováveis: África do Sul ou Austrália. A escolha do local é deveras importante, pois um aparelhado desses requer uma série de fatores como: áreas livres de sinais de rádio humanas, condições atmosféricas, infraestrutura e outras coisas mais.!
   O novo ouvido do mundo será chamado de Square Kilometer Array ( SKA ) e é um consórcio de mais de 20 países, incluindo o Brasil. Ele custará nada menos que 2 bilhões de dólares e só estará pronto em meados de 2020. Mas ele é mesmo necessário.?!



   Bom, o SKA se consiste na união de milhares de antenas parabólicas espalhadas em uma área de um milhão de metros quadrados. Essas antenas gigantescas irão funcionar como uma só antena enorme, bem maior que todas as que temos. Ela irá estudar as ondas de rádio emitidas por corpos celestes com 50 vezes mais nitidez e com uma velocidade 10 mil vezes superior a qualquer outro radiotelescópio atual.
   Isso irá ajudar a mostrar mais detalhes de certos tipos de eventos e de objetos, como, por exemplo, formação de estrelas, galáxias em Starburst, pulsares, magnetares e inúmeras outras aplicações. Além de ser possível a detecção de sinal alienígena e responder se ainda estamos sozinhos nesse mundo. As aplicações desse aparelhado tecnológico é totalmente útil para a astronomia moderna.
   Saber mais sobre a formações de estrelas é compreender mais sobre a criação do Sol e a do nosso planeta. Isso irá nos explicar muitas coisas sobre nós mesmos e digo que serão 2 bilhões de dólares gastos em prol da astronomia e da própria história da humanidade.! 

Fonte: Revista Galileu Fevereiro/2012

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário