O Futuro do Sistema Solar

04-09-2011 21:55



  Assim como tudo tem um inicio e um fim, o sistema solar não pode fugir a regra.! O futuro do Sistema Solar inteiro está nas mãos do nosso grandioso Sol, e entendê-lo ajuda a sabermos o por quê das coisas. Primeiramente devemos lembrar que o Sol possui uma fonte de combustível esgotável e que quando esse combustível acabar todo o sistema solar irá sofrer sérias consequências.! O Sol, assim como todas as estrelas na sequência principal, é movido ao Hidrogênio, e quando o Hidrogênio começar a acabar a estrela volta a ser comprimida pela ação da gravidade. Quando isso acontece seu núcleo fica mais denso e, com consequência, mais quente. Com mais calor, o Sol irá conseguir fundir um combustível alternativo: o Hélio. Só que as consequências dessa nova fusão são decisivos para o futuro dos planetas internos ( Mercúrio, Vênus, Terra e Marte ).! A fusão do Hélio é bem menos vantajosa que a do Hidrogênio, fazendo com que o Sol perca muita massa na produção de energia. Perdendo mais massa, ele acaba que fazendo sua gravidade abaixar, e quando isso acontece as camadas mais exteriores do Sol incham. Na verdade, o “inchamento” das camadas exteriores pode ser entendido por outro modo: Imagine-se segurando a linha de uma pipa. Você a mantém em controle, a certa distância. Se você segurar a linha com menos força, a pipa irá se afastar. Isto porque a força que a mantém se abaixou, fazendo-a ir mais alto. É a mesma linha de raciocínio, uma vez que substituímos você pelo núcleo do Sol, a linha pela força gravitacional e a pipa pelas camadas exteriores. Quando o núcleo o Sol perde massa ele também perde parte da sua força gravitacional fazendo suas camadas exteriores se expandir.! E quando isso acontecer, elas iram engolir as orbitas de Mercúrio e de Vênus com eles dentro.! A Terra por sua vez terá uma chance: Ao mesmo tempo em que as camadas exteriores do Sol iram avançar em direção a ele, a gravidade reduzida do Sol irá fazer com que a orbita da Terra também se distancie. Isso irá parecer uma corrida, a Terra correndo para um pouco mais de tempo de vida.! A Terra poderá sobreviver, mas a vida não. O Sol estará tão perto da Terra que os oceanos evaporaram, junto com a vida.



O Sol agora está na classificação de Gigantes Vermelhas.! As consequências disso são lançadas diretamente nos planetas. Marte irá se afastar mais, até chegar tão perto do cinturão de asteróides a ponto de ser bombardeados por eles. Assim como Marte, Júpiter também irá sofrer isso.! Mas ele irá fazer muito mais que isso. Júpiter possui uma gravidade muito maior e irá usá-la para arremessar os asteróides por todas as direções, além de capturar centenas deles e os adotando como novas luas.! Com Saturno e Urano, as consequências serão menores, sendo obrigado a somente se distanciar do Sol. Já Netuno e Plutão iram se distanciar tanto do Sol que há uma possibilidade de saírem pela tangente e tomarem algum rumo indefinido. Depois que o Sol fundir todo o meu Hélio, cerca de 1 milhão de anos depois que começou, ele irá tentar fundir materiais mais pesados até encontrar o Carbono e se colapsar em uma anã-branca do tamanho da Terra. Quando isso acontecer, todas as suas antigas camadas irão evaporar deixando o sistema solar com uma aparência densa com nuvens de materiais pesados. Lembrando que a anã-branca solar irá continuar emitindo radiação e ira fazer essas nuvens refletirem e irradiarem calor também. Pronto, o sistema solar ira ter uma aparência parecida como essas:




Isso é o futuro do Sistema Solar.!

Comentários

Sistema solar

Data: 02-10-2015 | De: Catarina

Esse tema eq muito interressante eu tenho a esperança de que o homem arrange solução para isso

estudo cientifico

Data: 24-08-2013 | De: miguel

gostei de todas afirmaçoes que esta nesse maravilhoso tema

o futuro do sistema solar

Data: 05-12-2012 | De: bruna

muito legal o texto

NOVO PLANETA

Data: 07-08-2012 | De: MARCOS

UM NOVO PLANETA SURGIRA O NOME DELE E PLANETA X

O fim do sistema solar

Data: 12-05-2012 | De: Claudio Roberto Rezende Silva

mesmo se recentemente descobrirmos outro planeta que possa ser abitavel teremos as dificuldades de deslocamento resumindo com as proporções das grandesas do universo estamos com um puta problemão.

Re:O fim do sistema solar

Data: 09-06-2012 | De: melquisedeque jacob alves filho

duas perguntas a primeira
é isso vai acontecer? e a segunda é
e se todo mundo supreviver?

o fim do sistema solar

Data: 25-02-2012 | De: nada

eu acredito que em 5 milhões de anos isso ira acontecer

O FIM DO SISTEMA SOLAR

Data: 19-10-2011 | De: CLAUDIO ROBERTO REZENDE SILVA

SERA QUE ATE LA O HOMEM JA TERA CONSEGUIDO ENCONTRAR OUTRO PLANETA ABITAVEL? PARA QUE POSSAMOS PERPETUAR NOSSA ESPECIE?

Re:O FIM DO SISTEMA SOLAR

Data: 04-11-2011 | De: Lucas Vieira

Sinceramente, acredito que não ..
Estamos destruindo esse planeta antes mesmo de conseguir resolver metade dos enigmas da ciência.!
Não temos tanto tempo assim.

Novo comentário