Nebulosa da Roseta

15-02-2012 23:14


   A Nebulosa da Roseta é uma região de nebulosidade enorme e diversificada, além de possuir uma beleza única.! Mas, essa nebulosa com formato de uma flor é a união de quatro nebulosas e dois aglomerados abertos catalogadas separadamente. Por ser uma nebulosa bem fraca e extensa, ela foi vista em partes por vários astrônomos, e por isso essa classificação excessiva.  
   O aglomerado aberto que existe no centro dessa nebulosa, NGC 2244, possui só estrelas de classe espectral O, ou seja, são estrelas quentes e massivas. Esse berçário de estrelas é consequência do choque entre as nuvens da nebulosa, aglutinando uma grande quantidade de gás ionizado e facilitando a criação de estrelas. Observe a grande quantidade de material aglutinado:



   Mas, estas estrelas massivas liberam grande quantidade de ventos estelares densos fazendo o gás se aquecer a temperaturas superiores aos 6 milhões de Kelvins induzindo o gás a emitir raios-x, além de fazerem com que o gás se afastasse do centro da nebulosa. Isso faz criar esse enorme buraco na nebulosa e, posteriormente, impedirá o nascimento de novas estrelas destruindo a maternidade. Repare essa foto da nebulosa com um filtro de raios-x e de Hidrogênio atômico:



   Esse tipo de evento não é novidade.! Há várias outras nebulosas que criaram uma maternidade de estrelas massivas e que elas mesmas vão destruir toda a possibilidade de uma nova criação ou da manutenção dessa maternidade, como é o caso da Nebulosa da Águia e a IC 1396. Os ventos emitidos por essas estrelas são altamente carregados e velozes, levando com elas o próprio gás ionizado da nebulosa.
   A Nebulosa da Roseta está há, aproximadamente, 5.000 anos-luz de distância da Terra, possui um pouco a mais de 130 anos-luz de diâmetro de ponta a ponta e possui quase que 10.000 massas solares em todo o seu sistema.! Ela está localizada na constelação de Monoceros ( Unicórnio ).

Fontes: atlas.zevallos.com.br
           apod.nasa.gov
           en.wikipedia.org
 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário