Messier 4, um aglomerado único.!

22-12-2011 23:42


   Messier 4, ou NGC 6121 é um aglomerado globular de beleza rara. Sendo visto por pequenos telescópios ele nem parecer ser um aglomerado globular devido a sua forma. Tendo uma barra de estrelas que cortam o aglomerado nos dá uma impressão de ser um simples aglomerado aberto com estrelas fortes. Mas apesar de não parecer, a sua densidade e sua formação o classifica a ser um aglomerado globular.
  M4 é um dos aglomerados mais próximos a nós, estando a, apenas, 7.200 anos-luz daqui.! Por essa razão ele é um dos mais fortes aglomerados vendo da Terra. Ele tem um magnitude aparente de 7.1 ( invisível ao olho humano, mas visto por binóculos ) e  possui o mesmo tamanho do que a Lua no céu.! Outro motivo para ser comentado quanto à localização desse aglomerado, é que está a menos de 1 grau da grande estrela Antares na constelação de Scorpius.
   Esse aglomerado possui um diâmetro de 75 anos-luz e possui um grau de metalicidade relativamente alto, cerca de 8,5% a metalicidade do Sol. A metalicidade é um método de avaliar a quantidade de átomos pesados que determinado objeto possua. Isso serve para mostrar a evolução estelar de cada local. Nesse caso, a metalicidade da M4 demonstra que o aglomerado possui uma grande distinção de estrelas.
   Isso nos leva a crer que o aglomerado abriga tanto estrelas novas e quentes quanto frias e velhas. Ou seja, a evolução estelar da M4 é marcada por duas fases de formação estelar. Uma mais antiga e uma recente. O que pode ter ocorrido é só a base de suposições. A passagem por uma região mais rica em gás ionizado, ou um efeito gravitacional que acelerou o nascimento de novas estrelas.
    Outra grande característica dela é seu zoológico estelar. Lá já foram encontradas anãs-brancas com mais de 13 bilhões de anos, o que nos leva a imaginar que o aglomerado é bem antigo. Outro objeto é um pulsar de milissegundo que habita o aglomerado. Esse pulsar é extremamente rápido, orbitando em torno do seu eixo a cada três milissegundos.! Isso é dez vezes mais rápido que o pulsar da Nebulosa do Caranguejo.
   Mas o morador mais interessante e bizarro do Messier 4 é um sistema binário completamente único. Nesse sistema temos um planeta gigante gasoso, 2.5 maior que Júpiter, que orbita uma anã-branca de 12 bilhões de anos que tem como companheiro binário o pulsar PSR B1620-26.!

Fontes: pt.wikipedia.org
           en.wikipedia.org 
           eso.org 
           astronomy.wikia.com

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário