Ganímedes, o maior satélite.!

21-10-2011 23:18


  Ganímedes é o maior satélite natural do gigante Júpiter e, também, o maior do Sistema Solar. Chegando a ser maior até que o planeta Mercúrio.! Ela é uma das Quatro Luas de Galileu, sendo vista a primeira vez pelo próprio Galileu em 1610 depois da sua grande invenção, o Telescópio. Mesmo sendo descoberta à tempos antigos, Ganímedes, era cercada de mistérios até 1973 quando a Sonda Pionner 10 chegou até o sistema Joviano e fez as primeiras fotos detalhadas, e no ano seguinte a Pionner 11.
  Com as novas fotos mostrando a superfície e todo o complexo da gigante Ganímedes, começou a se despertar certo interesse. Nas primeiras observações se observou um albedo muito alto. O albedo é a uma taxa que demonstra a quantidade refletida de luz de um Asteróide, Satélite ou Planeta. Normalmente essa reflexão é causada pelo gelo ou mesmo pela água líquida.!
   Essas novidades despertaram grande interesse tanto na comunidade científica quanto na popular, onde várias expectativas se firmaram afirmando que lá seria uma base espacial humana em um futuro próximo. Movido a esperanças, astrônomos de todo mundo começaram a investigar a possibilidade de água no Satélite Joviano. Logo foi descoberta uma superfície rica em rochas de silicatos e gelo. Mas a impossibilidade de água líquida veio com a temperatura local, cerca de -163ºC.
  Mas as pesquisas não poderiam parar, principalmente depois de perceberem uma enorme riqueza no relevo de Ganímedes. Ela era o único satélite que apresentava montanhas vindas de dobramentos modernos na época.! O que incentivou – e muito – a pesquisa geológica do satélite.
  Com o tempo, foi se descobrindo vulcões adormecidos a poucos milhões de anos e placas tectônicas.! Isso demonstrava um núcleo ativo. E em 1995 a sonda Galileo se aproximou do satélite e reconheceu um campo magnético em torno de Ganímedes, além do próprio campo magnético de Júpiter. Campos magnéticos só ocorrem quanto um corpo espacial possui um movimento rotacional de material pesado – Ferro - no seu núcleo.
  Assim como na Terra, Ganímedes possuía um núcleo vivo e atividade tectônica.! Essa atividade tectônica era responsável por várias variações na superfície do satélite, assim como na Terra. Chamamos isso de processos tectônicos globais. Além da atividade nuclear, do campo magnético, da formação de gelo, Ganímedes ainda possuía uma atmosfera riquíssima em Oxigênio.!
  Esse dado veio depois da ocultação dela à uma estrela, revelando uma atmosfera fraca, mas rica em oxigênio ao Telescópio Espacial Hubble. A descoberta vinda de pesquisa de Estadunidenses e Indianos na Indonésia.


Fonte: pt.wikipédia.org 
  

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário