As fracassadas anãs marrons.!

28-03-2011 20:52


 

  Não são estrelas, nem planetas gigantes e gasosos, mas a mediana entre os dois. Uma anã-marrom pode ser considerada como uma estrela fracassada que não consegue fazer a fusão do hidrogênio, mas como saída tenta fazer a fusão estelar com outros elementos alternativos. O deutério, isótopo instável do hidrogênio, é o elemento mais usado.
  Sua composição e formação é praticamente igual a de uma estrela, maioria de Hidrogênio e Hélio com pequenas, mas não insignificantes, quantidades de deutério e lítio. Além das mesmas atuações gravitacionais que as comprimem em uma bola de gás. Seu núcleo tem altas pressões e elevadas temperaturas que começam a fundir o deutério ao invés do hidrogênio no começo da sua vida. Isso porque elas não possuem massa suficiente para ter uma temperatura no núcleo adequada para se ter a fusão dele, e então ela tenta o primo mais próximo e mais maleável... o deutério.
  O Deutério consegue produzir energia para manter a estrela viva e brilhante, mas nem tanto. O brilho delas só é visto pelo espectro infravermelho e por Raios-X. E apesar do nome dizer que são "marrons" elas não são. O brilho que vem delas são bem mais próximos ao avermelhado escuro, chegando perto do vinho, do que a coloração marrom.
   Elas são encontradas normalmente em sistemas binários com estrelas mais massivas ou outras anãs marrons orbitando um baricentro. O que não impede de haver anãs-marrons que vivam sozinhas. Outra característica bem interessante é a temperatura delas: não passam dos 3400 Kelvins ( 3126ºC), as vezes, menos que 1000 Kelvins ( 726ºC ) como foi o caso do post anterior a esse ( Ver post aqui https://observatorioporlucas.webnode.pt/news/as-binarias-mais-frias-da-via-lactea-/ ). 


Na foto abaixo mostra uma anã marrom orbitando uma estrela na constelação de Lobo, a 19 anos-luz da Terra




 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário