A espetacular Plêiades.!

09-11-2011 17:42


   Plêiades é um dos objetos mais comuns do céu. Ele já apareceu em várias passagens da bíblia, em antigos vasos egípcios e até em canções do Red Hot Chili Peppers.! Além de ter vários apelidos como Subaru, Sete Irmãs e até Estrelas das estrelas. Cientificamente a conhecemos como M45. Plêiades é um dos aglomerados mais próximos da Terra, e por esse motivo, é o aglomerado estelar mais visível a olho nu. Acredito que mesmo não sabendo, você já deve tê-la visto.! Abaixo uma foto de um artefato antigo com, supostamente, a presença da Plêiades 



  M45 é considerada como uma nebulosa de reflexão devido às características apresentadas por ela como, por exemplo, desvio para o azul, ofuscação das estrelas por conta da poeira e também pela grande massa de poeira e detritos na região. Apesar de parecer, ela ainda gera grandes duvidas entre os astrônomos. Depois de certa pesquisa, há a evidência de provar que a enorme nebulosa de reflexão seja apenas uma coincidência de posições.
  Isso porque essas pesquisas demonstraram que a massa de poeira que ofusca as estrelas não está no mesmo plano que as estrelas. Ou seja, elas estariam na frente do aglomerado e não dentro dele. Acontece a mesma coisa quando vemos as nuvens ofuscando o Sol. Elas estão bem mais perto de nós, mas a sensação que nos deixa é de que as nuvens estão cobrindo o Sol. Então ao invés de termos uma nebulosa de reflexão, temos uma massa de gás que sobrepõe um aglomerado.
  Esse aglomerado é aparentemente dominado por estrelas azuis. Que são as que vemos. Todas elas possuem o tipo espectral perto do B, ou seja, são quentes, jovens e enormes.! Elas também possuem nomes. Segundo a mitologia grega são os sete filhos de Atlas e Pleione: Sterope, Merope, Electra, Maia, Taygete, Celeno e Alcione. Estes formam as nove estrelas mais brilhantes do objeto estelar Messier 45.! Observe o mapa abaixo:



  Mas não são só elas.! Cálculos indicam que há mais de 1.000 estrelas visíveis, sem levar em  conta a participação de estrelas binárias. Além dessas outras 1.000 estrelas, um telescópio de raios-X ainda detectou uma grande concentração de anãs-marrons. Anãs-marrons representam uma estrela que falhou. Quando ela começou a se contrair para se formar uma estrela, estas não tinham matéria suficiente para começarem a queimar hidrogênio e estabilizarem com a fusão estelar. Assim elas são “quase estrelas”, objetos mortos, que apenas se sustentam pela gravidade ( Saiba mais sobre elas aqui ).

  Plêiades é um aglomerado com cerca de 800 massas solares e é bastante rico, tendo, ao mesmo tempo, estrelas azuis e anãs-marrons. Ela é facilmente observada em uma noite de céu limpo e escuro na constelação de Touro. Ela está a, aproximadamente, 118 parsecs ( 36,2 anos luz ) e é visível a olho nu para qualquer observador do hemisfério sul.!

Fontes: messier.seds.org
           en.wikipedia.org
           universetoday.com
           messier45.com

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário