Do 14/11 até 22/11

14-11-2011 16:25

Céu sem Telescópio

Começamos vendo Vênus, Mercúrio e Júpiter logo ao entardecer. E depois, quase amanhecendo, Marte e Saturno. Vênus e Mercúrio estarão lado a lado na constelação de Serpentário bem próximo ao horizonte oeste. Júpiter estará na divisa de Áries e Peixes. Marte em Leão e Saturno em Virgem no horizonte leste.
A Lua estará na Decrescente ( minguante ) no começo da semana e no final já entrará na fase de Nova. Ela nascerá por volta das 23hrs no dia 15, e as 5h15 no dia 22.


Céu com Telescópio

Com o uso de equipamentos astronômicos vamos ter grandes noites com as luas de Júpiter, as nebulosas de Orion e as galáxias do Norte
No horizonte oeste, poderão ser vistas as nebulosas e os aglomerados de Sagitário. E para quem tem um bom telescópio, poderá observar Netuno e Urano mais anoite.



No horizonte Norte vai ter as grandes galáxias da Andrômeda e a do Triangulo que estarão visíveis quase toda a noite até o nascer da Lua. Além da presença de Plêiades nascendo as 22hrs.



Já no Leste podemos esperar o nascer de Orion e seus cachorros, além de Gêmeos, Cancer e Leão. As atrações são várias, tendo várias nebulosas fortes em Orion e aglomerados bonitos em todas as contelações.



No Sul vamos ter a presença do grandioso aglomerado 47 Tucanea e o nascer do Cruzeiro do Sol as 2h30. Além disso, vamos ter Plêiades do Sul e as duas Nuvens de Magalhães.

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário