As Galáxias Antenas, e o porque disso tudo

12-07-2011 14:31


  As antenas são, na verdade, duas galáxias em colisão na constelação de Corvus, a NGC 4038 e a NGC 4039. O nome “Galáxias Antenas” veio por causa da enorme cauda que se formou após o encontro das duas, a cerca de 200 a 300 milhões de anos atrás, fazendo o efeito gravitacional das duas criar dois braços que se esticaram por 500 mil anos-luz, criando esse espetáculo.
Estima-se que a 1,2 bilhões anos atrás as duas eram separadas, NGC 4038 como uma galáxia barrada e NGC 4039 como uma galáxia espiral e maior que a companheira. A 900 milhões de anos atrás, elas começaram a se aproximar parecendo com NGC 2207 e IC 2163 como na foto:



  E depois, a cerca de 600 milhões de anos, elas passaram entre elas, como na NGC 4676:



  E só a 300 milhões de anos atrás que as estrelas começaram a ser liberadas e formaram as enormes “antenas”. E então quando analisamos o centro da colisão mais detalhado, vemos um grande espetáculo de cores como na imagem a seguir:



  Na imagem as bolhas alaranjadas, bem claras, na esquerda e na direita são os buracos negros ou os centros das antigas galáxias que possui, praticamente, estrelas mais velhas e muita poeira, que faz uma “ponte” entre os dois núcleos em marrom. Em torno dos centros se encontra nuvens azuladas, onde se tem maternidades de estrelas, e nuvens vermelhas, de hidrogênio ionizado por fortes ventos estelares. As galáxias estão em um estado chamado de Starburst, ou seja, um estado onde existe uma enorme excitação e formação estelar que, quase sempre, acontecem em grandes colisões galácticas. Com isso se percebe uma enorme variedade de superaglomerados de estrelas e uma quantidade enorme de maternidades.! Por mais que isso aumente o potencial estelar das galáxias, o Starburst é temporário, e logo as galáxias irão se chocar novamente e arremessar uma enorme quantidade de estrelas para as antenas ou para o meio intergaláctico. E as que sobreviverem irão formar enormes aglomerados globulares como o da foto:



Para saber mais sobre colisães de galáxias, acesse:
https://observatorioporlucas.webnode.pt/news/colis%C3%B5es%20de%20galaxias-%21/

Fontes: apod.astronomos.com.br
           en.wikipedia.org
           eternosaprendizes.com
           hubblesite.org 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário