10 fatos sobre a Lua que você não sabe.!

15-04-2011 10:52

 

 1º ~> Ela se formou da colisão da Terra com outro planeta um pouco depois do nascimento do Sol. Naquela época tudo era muito caótico e um planeta de massa e tamanho parecidos com o de Marte chocou com a Terra na lateral, deixando uma enorme quantidade de matéria orbitando-a, e essa matéria foi se aglutinando ate formar a Lua hoje.!

 2º ~> É a Terra que a faz girar. Por isso temos momentos onde ela nasce quando o Sol ainda esta visível, e também por isso todo os dias ela nasce 50 minutos mais tarde.

 3º ~> Não existe um lado totalmente escuro, apesar de ter o termo "o lado escuro da Lua" todos os lados da Lua são iluminados pelo Sol. No termo, o lado escuro representa o lado oculto, um lado que não vemos porque ele sempre orbita a Terra mostrando a mesma parte.

 4º ~> Sendo 27% menos maciço que a Terra, a gravidade é muito menor. Valendo 0,165m/s² ( Terra = 1 ), você pesaria menos, mais não estaria mais magro. Sua massa é a mesma, o que altera é a quantidade de força que o satélite ira fazer para te puxar que será menor.

 5º ~> Ela pode variar de tamanho. Isso ocorre não é porque ela "cresce", mais porque ela fica mais perto da Terra, assim parece estar maior.

 6º ~> Ela já foi bombardeada com uma chuva de meteoros pesadíssima, assim como a Terra a 4 bilhões de anos. Mas como lá não existe uma movimentação intensa de agentes endócrinos e exócrinos, as crateras ficaram expostas como lembranças de uma guerra.

 7º ~> Ela não é redonda... e nem esférica.! Ela possui um formato parecido com um ovo, não percebemos devido a uma das "pontas" estarem apontadas para nós. Ela possui esse formato devido ao Efeito da Maré, que atua sobre ela desde a formação.

 8º ~> Existem tremores de terra na superfície da Lua. Antigamente, os astrônomos acreditavam que a causa era um núcleo de Ferro derretido como o da Terra. Mas depois da maior pesquisa por satélites e a Missão Apollo 11 implantando sondas no terreno lunar, verificou que não existe massa o suficiente para ter um núcleo ativo como aqui, e as causas desses tremores é devido ao campo gravitacional da Terra.
 
 9º ~> A Lua rouba energia rotacional da Terra com o Efeito da Maré, fazendo assim, a Terra perde 1,5 milissegundos de velocidade rotacional a cada século.

 10º ~> Do mesmo modo que ela desacelera a rotação da Terra ela perde com isso. A Lua esta se afastando de nós, ate o ponto de perder o contato com a gravidade da Terra e se aventurar no espaço. Ela se afasta 4 cm da Terra a cada ano que se passa.!

Obs: Foto tirada por mim.!

Comentários

1

Data: 17-04-2015 | De: nicolly

eu não sei muito bem de lua mas existe o cruzeiro do sul e legal






Pessoas

Data: 12-08-2013 | De: Eporetopess

Seu otário. Demente!. Vou enfiar minha rola no teu cu..

sobre a lua

Data: 17-03-2012 | De: claudio senna

Gostei muito deste comentario, sao coisas que agente aprende, por favor se for possivel passe algum comentari sobre Saturnio, o porque daqueles aneis tao lindos que a gente ve com binoculos e lunetas possantes Obrigado

Lua

Data: 15-02-2012 | De: Ielcinis Louis

Parabéns pela foto!

Lua

Data: 25-11-2011 | De: Jaque

Interessante! Amo astronomia! *.*

Lua

Data: 15-06-2011 | De: Mateus

Legal

Novo comentário