09/02/2011

10-02-2011 16:07

  Posso dizer sem medo que ontem, ( 09/02) foi uma das noites mais proveitosas...Começei observando cedo, eram umas 20:00 e o alvo é logico que foi a magestosa Lua.! A acompanhei ate que escureçeu... Daí, eu tentei olhar Jupíter era umas 20:50 e já estava bem visivel, mas mesmo assim apanhei para consegui acha-lo, e logo entro uma nuvem na frente.! Desisti dele essa hora, e apontei para o oeste quase no zenite... Constelação de Orion.! Minha costelação favorita, não só por causa da Neb. de Orion, mas por causa de toda a riquiza do local.! Estrelas dublas, estrelas brilhante, grandes nebulosas, aglomerados... Começei pela Neb. de orion ( M42 ) e depois "desci" um grau e avistei a Neb. da Reflexão ( NGC 1977 ), tudo com uma ocular de 10 mm e depois eu desci, aproximadamente, um grau e meio e avistei o aglomerado NGC 1981 com uma de 25 mm, estava tudo magnifico.! Depois eu tentei observar a estrela dubla Upsilon Canis Maijores, mas não tive muito sucesso... E então voltei para Sirius, a estrela mais brilhante nas proximidades, e ao olhar ela na lunetinha localizadora eu vi o aglomerado M41 que eu esta preocurando-a que nem doido a umas 5 noites passadas.! Bem, não podia deixar a oportunidade correr, e logo já a achei e a observei com um de 25 mm e acabei entendendo o porque M41 é um dos aglomerados abertos mais observados do mundo.! Minha noite já tinha valido a pena e já estava ficando tarde, pois estudo cedo... e então fiz rapidas observações em Pleiades e tentei achar 47 Tuc sem sucesso, as nuvens já estava tampando.! Lembrei que ainda não tinha visto Jupíter, e mirei para ele, observei ele com uma 25mm e dois com uma de 10mm e então preparei para colocar uma Barlow com a de 10 mm ( Super-zoom ), mas eu o perdi, não o achava nem pagando...Na verdade ele estava muito baixo para o meu telescópio pegar, tinha o muro na frente... Mas cabeção aqui tava vendo mais o telecópio não e então eu não conformava... Só caiu a minha ficha uns 20 min depois.!

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário