A fúria do Máximo Solar.!

26-02-2012 20:17


 

   Você já deve ter percebido que as atividades solares ficaram mais intensas nesse ano. Várias fontes noticiarias já informaram muito sobre tempestades solares e eventos envolvendo a fúria do Sol. Isso é porque entramos em um período onde o Sol se encontra bem mais ativo que antes, chamado de Máximo Solar.
   O Máximo Solar faz parte de um ciclo que o Sol faz a cada 11 anos. Nele 5 anos acontece o Mínimo Solar e 5 anos o Máximo – e um ano entre um e outro marcado como um período de transição. Esse período de transição foi marcado entre o final de 2010 e o final de 2011, e o Máximo começando em meados de novembro e dezembro de 2011.
    No Máximo Solar há uma ocorrência maior de manchas solares, o que acarreta em uma frequência maior de erupções solares e ejeções de massa coronal. Essas erupções acontecem quando as predominâncias, os chamados anéis coronais ( imagem abaixo ), se chocam arrebentando esses anéis e liberando eles para o espaço. Outro fator é quando elas se energizam demasiadamente fazendo elas se soltarem da superfície solar.



    Já as ejeções de massa coronal são o resultado de anéis coronais especiais. Eles são chamados de arcos helicoidais, e são discos de matéria giratória. Eles conseguem armazenar muito mais energia e massa e quando eles chegam a um nível bem elevado elas arrebentam e viajam pelo espaço a velocidades gigantescas.! É a mesma ideia de uma mola, quando você gira cada ponta em direções diferentes, ou a aperta, ela armazena energia e quando ela não aguenta mais ela pula da sua mão.



    O Máximo Solar fez um grande feito nessa semana.! Do dia 21 até o dia 26, o Sol produziu cinco erupções solares e uma ejeção de massa coronal.! Tudo isso em menos de uma semana. A ejeção de massa coronal que aconteceu acertou a Terra hoje ( 26/02 ) às 12:30 e não teve nenhum agravante registrado até agora. Aqui há um Grif que mostra toda a atividade solar do dia 21 até o dia 25, mas quem quiser ver cada evento separadamente poderá entra na seção “Atividade Solar” aqui no Observatório.!
 

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário