A água dos oceanos terráqueos.!

03-11-2011 15:25


   Os oceanos terrestres, indispensáveis para a vida na Terra. Sem eles, não estaríamos aqui.! Não somente pelo fato do abastecimento de água líquida. A função dos oceanos na Terra vai muito além disso.! Os oceanos são responsáveis pelo resfriamento da superfície terrestre, pela oxigenação de mais de 80% do ar atmosférico, pela distribuição de chuvas, climas, tempestades e sais, pela manutenção de compostos nitrogenados e orgânicos vindo do continente e por abrigar mais de 70% da vida terráquea.
   Mas, mesmo sabendo da enorme importância que eles nos trás, a sua formação é tão duvidosa quanto incerta. A teoria mais aceita até hoje está relacionada ao enorme resfriamento da superfície terrestre a bilhões de anos atrás.
   Segundo essa teoria, a Terra era uma bola de fogo com centenas de vulcões ativos e incansáveis movimentos tectônicos. Mas, diferente dos outros planetas, a Terra tinha uma gravidade maior e por isso acabou segurando grandes nuvens de fumaça que fora expelido pelos vulcões. Essas nuvens aqueciam a superfície terrestre, não deixando o calor solar sair do planeta, passando por um aquecimento global.
   Chegando a quase 100ºC, a Terra começou a evaporar uma quantidade enorme de água que ficou acumulada nessas nuvens. Mas, mesmo assim, a água que existia disponível na Terra era pouca para que houvesse uma precipitação significativa a ponto de esfriar o planeta e manter a temperatura abaixo dos 50ºC. Cientistas estipulam que nessa época a Terra tinha, apenas, um terço da água dos oceanos hoje.!
   Mas, se outrora fora falado que não havia água suficiente para resfriar a Terra, de onde essa água veio.?! Muito mais da metade da água da Terra veio de gigantescos reservatórios de água que viajam no sistema solar: os cometas.! Os cometas são pedaços enormes de uma mistura simples de rocha, água e gelo.! Certos cometas possuem um núcleo feito somente de gelo e fragmentos de rocha.
   Assim, vários cometas vieram a se chocar com a superfície quente da Terra. Nos choques bilhões de litros de água eram liberados, formando rios e evaporando em nuvens. Nuvens que eram formadas por fumaça de vulcões agora tinham uma quantidade significativa de água, e ao alcançarem altas altitudes elas se condensavam e caiam em precipitação.!
   Segundo cálculos, foram necessários quase 1 milhão de anos de precipitação continua para que a temperatura da superfície da Terra se resfriasse até 50ºC. Nessa grande tempestade de 1 milhão de anos, grande parte da fumaça das nuvens acabaram se misturando com a água e indo para o solo terráqueo, ajudando na formação de rochas e de um solo rico. Outro detalhe importante é que nessa época existiam vários compostos nitrogenados nas nuvens fazendo com que houvesse várias descargas elétricas, como raios. Os raios que estão em várias teorias da origem da vida na Terra.!

Fontes: TV Cultura, Livros e Revistas

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário